• Hey, guest user. Hope you're enjoying NeoGAF! Have you considered registering for an account? Come join us and add your take to the daily discourse.

BrazilGAF |OT| of Samba, Carnaval... and letting GAF have a sample of it all!

Sblargh

Banned
Eu dei Invisible Inc. pra uma menina aqui, mas elaborando sobre o Bundle, acho que ela vai acabar comprando. É muito bom, eu meio boquiaberto, ainda mais que não tenho coisa do tipo Stardew Valley e Witness.

Gosto de pensar que ela vai comprar o bundle, aí dar o Invisible Inc. dela pra outra pessoa e isso vai iniciar uma eterna corrente do bem invisible inc
 

Cubas

Member
Ow, quem aqui pretende pegar um Switch no lançamento? Em que loja vai ser?

To em dúvida se arrisco uma pré-venda barata no Mercado Livre ou espero alguém receber em mãos (e arriscar perder porque esgotou muito rápido).
 

Platy

Member
Ow, quem aqui pretende pegar um Switch no lançamento? Em que loja vai ser?

To em dúvida se arrisco uma pré-venda barata no Mercado Livre ou espero alguém receber em mãos (e arriscar perder porque esgotou muito rápido).

Launch window.....SE eu conseguir um trampo que eu provavelmente não vou conseguir eu to pensando em pegar sim, mas sem pressa pra day one pq Zelda ja marcado pra eu jogar no WiiU.
Vou ir em algum local que de pra pegar em mãos ... talvez ir pra sp nos cinzas ?
Mas bomberman e snipperclips tão na lista com certeza
 

Fancolors

Member
Ow, quem aqui pretende pegar um Switch no lançamento? Em que loja vai ser?

To em dúvida se arrisco uma pré-venda barata no Mercado Livre ou espero alguém receber em mãos (e arriscar perder porque esgotou muito rápido).

Aguardarei. Tenho um conhecido que jura ter conseguido encontrar um vendedor que tá fazendo o console por 1500 aqui em SP. Veremos se ele consegue o console ou se pagou isso tudo por uns tijolos na caixa.
 

Apzu

Member
Talvez eu compre um switch no Q4 ou ano que vem, não estou com pressa de comprar ele e também não estou com dinheiro pra isso heheh
 

Fuu

Formerly Alaluef (not Aladuf)
Não tenho coragem de comprar primeira versão de handheld da Nintendo. Me queimei com o DS e aprendi a sempre esperar a segunda versão. (Na verdade isso se aplica a qualquer eletrônico pra mim atualmente.)
 
eu zerei, na real. inclusive todas as sides. Coop so pra ajudar os outros,
fez meu pênês crescer +5cm.

Dai destrava new loot tier, hardmode e hard twilight mode. fml.
 

Unai

Member
Ow, quem aqui pretende pegar um Switch no lançamento? Em que loja vai ser?

To em dúvida se arrisco uma pré-venda barata no Mercado Livre ou espero alguém receber em mãos (e arriscar perder porque esgotou muito rápido).

Eu quero, difícil é conseguir achar. Prefiro não pegar pré-venda do mercado livre. Zelda já comprei na pré-venda na Big Boy Games.

Se a amazon ainda enviasse para o Brasil eu teria comprado de lá mesmo, mesmo com os impostos.
 
eu zerei, na real. inclusive todas as sides. Coop so pra ajudar os outros,
fez meu pênês crescer +5cm.

Dai destrava new loot tier, hardmode e hard twilight mode. fml.

Eu ainda to bem no começo, fazendo as side quests e achando que a twilight mode é uma forma safada de repetir a mesma missão no mesmo mapa (mas amando mesmo assim porque pqp que jogabilidade maravilhosa).
 
Eu ainda to bem no começo, fazendo as side quests e achando que a twilight mode é uma forma safada de repetir a mesma missão no mesmo mapa (mas amando mesmo assim porque pqp que jogabilidade maravilhosa).

Não é exatamente a mesma missão. Spawns diferentes. Loot radicalmente diferente. Boss com ataques adicionais.

E pilhas e pilhas de glory, items, dindim e xp.

Twilight é so pra focar as missões coop do dia mesmo. Se for fora do dia, pode sempre usar yokai mission mode que é ainda mais dificil.
 

Cubas

Member
Launch window.....SE eu conseguir um trampo que eu provavelmente não vou conseguir eu to pensando em pegar sim, mas sem pressa pra day one pq Zelda ja marcado pra eu jogar no WiiU.
Vou ir em algum local que de pra pegar em mãos ... talvez ir pra sp nos cinzas ?
Mas bomberman e snipperclips tão na lista com certeza

Então, não moro em SP e complica um pouco ver em mãos lá. Mas meu pai mora perto do Paraguai e acho que vou pedir pra ele ver se consegue achar um pra mim por lá.
 
Não é exatamente a mesma missão. Spawns diferentes. Loot radicalmente diferente. Boss com ataques adicionais.

E pilhas e pilhas de glory, items, dindim e xp.

Twilight é so pra focar as missões coop do dia mesmo. Se for fora do dia, pode sempre usar yokai mission mode que é ainda mais dificil.

Ah sim, não são as mesmas missões, quis dizer igual no sentido da fase te levar pro mesmo caminho com o mesmo chefão. Se o jogo não tivesse um dos combates mais gloriosos que eu já joguei na vida eu provavelmente reclamaria.

Mas acho que preciso parar um pouco com as side-quests por enquanto, eu to grosseiramente overleveled :p
 
Bom, nem o camelódromo de Balneário Camboriú tem o Gravity Rush 2 então eu oficialmente desisto de tentar encontrar esse jogo. Vai se fuder Sony ;_;
 

maouvin

Member
Bom, nem o camelódromo de Balneário Camboriú tem o Gravity Rush 2 então eu oficialmente desisto de tentar encontrar esse jogo. Vai se fuder Sony ;_;

Go digital

For her

691ebcdf0fdf4b1e9a019666395402f8.jpg
 

Massa

Member
E o PSOL pedindo impeachment no RJ pela LRF hein... haha, muito comédia isso.

Ow, quem aqui pretende pegar um Switch no lançamento? Em que loja vai ser?

To em dúvida se arrisco uma pré-venda barata no Mercado Livre ou espero alguém receber em mãos (e arriscar perder porque esgotou muito rápido).

Tentei comprar o PSVR e o PS4 Pro em pré-venda no Mercado Livre e deu errado (mais de uma vez até), e o pior é que isso prende o limite do cartão. Dessa vez vou comprar quando o vendedor tiver ele em mãos.

Go digital

For her

Eu vou fazer isso assim que cair para 40 obamas. O TLG não passou três meses e a Sony cortou o preço. :p
 

Platy

Member
E ai alguem não quer ir no topico do cara que recebeu um switch e pedir pra ele tirar umas fotos da interface na lingua portuguesa pra gente ter certeza se é a da terrinha ou a nossa ?

Eu já pedi mas acho q ele não foi muito com a minha cara xD
 

Massa

Member
E ai alguem não quer ir no topico do cara que recebeu um switch e pedir pra ele tirar umas fotos da interface na lingua portuguesa pra gente ter certeza se é a da terrinha ou a nossa ?

Eu já pedi mas acho q ele não foi muito com a minha cara xD

Tem que ser de Portugal, o Switch oficialmente existe lá e não aqui. :(
 

NSESN

Member
Mas a Nintendo tem menus em português BR, o que não tem são os jogos. Ainda não entendo porque Sun/Moon não lançou em português.
 
Gente no meu Facebook agora mesmo dizendo que a menina com câncer usando o turbante EXAGEROU na situação dela e que fez MIMIMI e que apropriação cultural é um problema mais sério que câncer. Oficialmente chegamos no fundo do poço da raça humana.
 

Platy

Member
Gente no meu Facebook agora mesmo dizendo que a menina com câncer usando o turbante EXAGEROU na situação dela e que fez MIMIMI e que apropriação cultural é um problema mais sério que câncer. Oficialmente chegamos no fundo do poço da raça humana.

Mais sério que cancer é complicado (mas da pra argumentar que o brasil teve uma historia gigantesca de fuder a cultura negra que as vezes pq não né ?).... mas ela realmente foi babaca pra kct por falar que não ia tirar depois de descobrir que ela tava ofendendo pessoas
 
Mais sério que cancer é complicado (mas da pra argumentar que o brasil teve uma historia gigantesca de fuder a cultura negra que as vezes pq não né ?).... mas ela realmente foi babaca pra kct por falar que não ia tirar depois de descobrir que ela tava ofendendo pessoas

Ela tem câncer. Você já teve alguém próximo tendo câncer? Especialmente mulher, no caso. Minha mãe teve. A pessoa que passa pelo tratamento se sente a pessoa mais feia do mundo, é algo tão físico que você consegue ver. Se a menina se sente um pouco melhor de turbante, ela tem todo direito do mundo de usar e quem se ofender com isso precisa quem sabe crescer um pouco. Talvez você devesse também por chamar de babaca alguém que passa por essa situação.

Além do mais, cultura não é algo estático. Você não se apropria de cultura. Isso não existe, isso é ridículo, isso é o declínio da civilização ocidental. E mesmo se fosse verdade, o que não é, mas mesmo se fosse, turbante não foi algo criado ou estabelecido pela cultura negra. Eu não consigo nem começar a entender isso.
 
http://www.diariodepernambuco.com.b...-turbante-pode-ser-apropriacao-cultural.shtml

Achei esse artigo bom. Fala sem histrionismo do histórico do acessório e da polêmica. Também tem uma entrevista com uma produtora cultural e ativista.

Concordo com a conclusão: faça o que quiser, mas faça informado da história e significado das coisas e lide com as consequências.

Defina "consequências". E considerando que o acessório não foi algo criado por quem o tornou um "símbolo", isso não seria apropriação cultura também?
 

Fuu

Formerly Alaluef (not Aladuf)
Defina "consequências". E considerando que o acessório não foi algo criado por quem o tornou um "símbolo", isso não seria apropriação cultura também?
Consequências nesse caso são as críticas de grupos que discordem do uso que está sendo feito. E isso de quem criou o turbante é difícil de definir porque ele não tem uma origem específica e surgiu em lugares diferentes num mesmo período. Como você falou, a cultura não é algo estático: certos elementos tem significados variados dependendo da história particular da coisa e da região onde você se encontra.

Um caso clássico na internet é o blackface. Ninguém “inventou” e aqui ele não chega nem perto de ter o mesmo significado e bagagem que tem nos Estados Unidos, sendo usado frequentemente na comédia nacional. Porém, se a pessoa pintar o rosto de negro nos EUA, ou se o material dela tiver como foco um alcance internacional, ela muito provavelmente vai ser criticada.

No Brasil, o turbante tem os significados abordados no artigo. Se uma pessoa usar um turbante no Brasil, usará ele com o peso desse significado histórico, o que poderá atrair críticas.
 
Como você falou, a cultura não é algo estático: certos elementos tem significados variados dependendo da história particular da coisa e da região onde você se encontra.

>>>>

No Brasil, o turbante tem os significados abordados no artigo. Se uma pessoa usar um turbante no Brasil, usará ele com o peso desse significado histórico, o que poderá atrair críticas.

Isso é uma contradição. Se a cultura não é estática, então o significado histórico de qualquer coisa que seja não é estático também. Se o uso do turbante por algum motivo é associado com algo, a gente reconhece esse valor histórico, mas não faz dele algo que só aquela cultura pode usar. Isso não funciona assim porque nós somos pluriculturais faz bastante tempo. Porque cultura não é algo estático, não é algo tangível, não pertence a ninguém, especialmente considerando nesse caso que o uso de um pano na cabeça existe desde as primeiras civilizações registradas.

E blackface vem essencialmente dos minstrel shows dos Estados Unidos, que era algo profundamente racista. Por isso que tem a carga que tem.
 

Platy

Member
Foda-se que a pessoa ta com cancer.
Tem tanta coisa pra se esconder a careca que o Team Fortress 2 fez fama com tanta opção =P
Ter pena de pessoa por ela estar doente e passar pano em babaca são 2 coisas completamente diferentes e distintas

Eu gosto desse video aqui que resume bem

https://www.youtube.com/watch?v=8Q_H99xE9_U

Principalmente pq quem sou eu pra falar o q ofende negros né ?

Mas o ponto principal é : Se você ofender alguem por algo q vc fez (não por algo q vc é), as vezes é legal não ser um babaca e pedir desculpa e não fazer denovo.

Isso vale pra QUALQUER coisa

Blackface ja é outra merda pq mesmo sem a bagagem vc fazer um negro de modo desumanizado é ruim independente da bagagem.
 
Foda-se que a pessoa ta com cancer.

Tem tanta coisa pra se esconder a careca que o Team Fortress 2 fez fama com tanta opção =P
Ter pena de pessoa por ela estar doente e passar pano em babaca são 2 coisas completamente diferentes e distintas

Uau. Eu estou sem palavras. Eu estou profundamente ofendido por isso. Minha mãe é uma sobrevivente de câncer. Você aparentemente não tem ideia de quão triste é isso, mas eu prometo que é algo do qual a pessoa nunca se recupera. Eu tinha 15 anos quando ela teve isso e eu tive que cuidar dela sozinho. Claro que foi muito pior pra ela, mas foi muito ruim pra mim também. Estando na minha situação, eu sinto que os meus direitos foram diretamente atingidos por essa monumental idiotice. Mas como você disse, se você ofender alguém por algo que você fez, às vezes é legal não ser um babaca e pedir desculpas e não fazer de novo. Eu estou esperando as minhas desculpas.

E eu espero também que todo mundo que está "contra" a menina com câncer nesse cenário peça desculpas também. Não só pra ela, mas pra todos nós que enfrentamos essa situação pessoalmente ou na nossa família. O que faz um direito ser maior do que o outro?
 

Platy

Member
Uau. Eu estou sem palavras. Eu estou profundamente ofendido por isso. Minha mãe é uma sobrevivente de câncer. Você aparentemente não tem ideia de quão triste é isso, mas eu prometo que é algo do qual a pessoa nunca se recupera. Eu tinha 15 anos quando ela teve isso e eu tive que cuidar dela sozinho. Claro que foi muito pior pra ela, mas foi muito ruim pra mim também. Estando na minha situação, eu sinto que os meus direitos foram diretamente atingidos por essa monumental idiotice. Mas como você disse, se você ofender alguém por algo que você fez, às vezes é legal não ser um babaca e pedir desculpas e não fazer de novo. Eu estou esperando as minhas desculpas.

Desculpa.

O que eu queria dizer mas saiu totalmente errado é que NESSE CASO, não importa o fato dela ter cancer.
Turbantes não são nem de longe a unica maneira da pessoa se sentir mais bonita com cancer portanto a moça ter cancer não tem QUALQUER RELAÇÃO com o fato de ser apropriação cultural OU ter sido ofensivo.

Ter cancer não torna a pessoa santa e não justifica quando ela faz merda.
É algo foda que eu não desejo pro meu pior inimigo, mas não justifica nada.

Faz tanto sentido citar isso quanto sei la citar que a moça tava desempregada ou os pais dela separaram =P
É só uma ferramenta pra fazer quem reclama dela ter sido babaca se sentir mal.
 
Será que algum site gringo pegou essa notícia? Porque aí a gente poderia abrir um tópico e gerar altos bate bocas e banimentos.

Sabe, nesse caso é uma discussão entre dois grupos. Um apoia os direitos de um grupo de gente farisaica de se ofender com qualquer merda pelo simbolismo da coisa e outro grupo que apoia os direitos de uma menina que tem câncer de usar algo que a faz se sentir um pouco melhor. O fato de que seria o segundo grupo provavelmente que seria banido me deixa sinceramente triste.

Ter cancer não torna a pessoa santa e não justifica quando ela faz merda.

Ela não fez merda. Ela não fez nada além de usar um acessório que é usado desde que a civilização é civilização. Você não sabe se o turbante era a única opção dela ou não. Vai ver ela testou uma caralhada de coisas e a única que a fez se sentir bem foi o turbante. Ela não deveria se privar disso porque tem gente que enxerga simbolismo onde claramente não tem. Apropriação cultural não existe, mas nesse caso existe menos ainda.
 

Platy

Member
Todas as defesas que usam acabam implicando ou que houve racismo reverso ou que uma minoria não deveria se sentir ofendida por algo que ela se ofendeu.

Eu sou absolutamente contra ambas as ideias então ... lets agree to disagree
 
Top Bottom