• Hey, guest user. Hope you're enjoying NeoGAF! Have you considered registering for an account? Come join us and add your take to the daily discourse.

BrazilGAF |OT| of Samba, Carnaval... and letting GAF have a sample of it all!

Ele é usado na africa inteira a milenios
Não, nào é. É usado no norte da africa há milenios. Norte. Sabe, perto de onde ficava a Pérsia. Adicionalmente, ser usado não significa que teve origem nela. A palavra turbante é aliteração de origem persa.

Tendo em vista que não há certeza da origem, e de que o nome referenciado definitivamente não é africano, qualquer tentativa de clamar que o adereço seja africano deve ser encarada como possivel apropriação cultural. Até que a prova seja apresentada, vou pelo nome, o que significa que tão tentando fazer apropriação cultural da cultura persa.
 

Sblargh

Banned
Eu ainda to tentando entender daonde tiraram a idéia que um acessório persa é de propriedade da cultura negra.

O persa não fui trazido acorrentado pro Brasil. No nosso contexto, o turbante é herança africana. Também por isso é usado como símbolo de afirmação por parte dos negros na década de 70 em diante.

É válido criticar a moda, acho, turbante, tal qual a moda se apropriou nos dias atuais, é ao mesmo tempo símbolo de ancestralidade africana quanto de luta contemporânea por direitos civis. É algo que faz completo sentido de ser associado à cultura negra portanto e que justifica a crítica cultural.

Se esse fosse o assunto, eu ia estar feliz da vida, mas o assunto é se é válido ou não assediar moralmente mulher no trem por causa da combinação entre roupa e cor de pele.

Pra complementar, é dado histórico que o escravo brasileiro chegava de turbante. O quanto isso é coisa do povo específico escravizado pelo europeu ou da África inteira não sei, mas acho que não importa.

Ancestralidade africana é sempre complicado já que num geral escravo não tinha filho, era mais barato substituir os mortos por outros escravos que criar desde a infância. Então existe muito simbolismo justificado aí já que precisar hereditariedade nesse contexto é meio que um pesadelo logístico e só serviria pra dividir arbitrariamente um povo que sofreu a mesma violência.

Resultado é coisa do tipo "haviam escravos que chegavam de turbante, portanto africano" que embora academicamente interessante, é buscar pelo em ovo ficar sendo mais exato.
 

Platy

Member
http://www.classicafrica.com/Content/Bantu_Tribes_of_Southern_Africa.asp

The Bantu-speaking people of southern Africa are believed to have migrated into the region roughly 2,000 years ago from western and central Africa. Their iron-age weaponry and pastoralist way of life enabled them to dominate and displace the original inhabitants of the region, the stone-age hunter-foragers collectively known as the Khoisan.

7EqqsUg.jpg
 

Sblargh

Banned
Não é só o turbante também, se você ver as fotos que a Platy colocou das brancas famosas, tem também a joalheria e o vestido, tudo lembra África.

Que é ainda outro problema de ser psicopata perseguindo gente no trem, existe nas revistas de moda uma construção inteira em torno de uma estética africana, faltando aí somente o ser humano africano que é o cerne da crítica.

Mas aí você tira do contexto da tendência midiatica e faz a mesquinharia de dizer "essa pessoa + essa peça de roupa = errado", a crítica à uma estética se torna só uma pessoa insana agindo como policial buscando artigo ilegal.
 

em nenhum lugar do texto fala quando os bantus começaram a usar turbantes. Ao passo que a pagina da wikipedia a respeito de turbantes, que eu tenho certeza que tu leu antes de garimpar no google algum exemplo pra tentar construir teu argumento...

O persa não fui trazido acorrentado pro Brasil. No nosso contexto, o turbante é herança africana. Também por isso é usado como símbolo de afirmação por parte dos negros na década de 70 em diante.
pouco importa como foi introduzido, se querem clamar como sua propriedade cultural, cabe a eles provarem que deram origem ao adereço. Até que tal prova seja apresentada, segue-se o hitchenismo: "aquilo que é afirmado sem evidência pode ser desconsiderado sem evidência".

"ah mas a gente que trouxe pra cá (com o nome persa, curiosamente)" nada mais é que um argumento que, se eu apropriei primeiro, ta valeno.
 
Não tem absolutamente nada a ver uma coisa com a outra.
Pessoas negras tb tem cancer e ninguem deveria falar nada se elas usarem turbante.

Você não respondeu minha pergunta, pelo jeito nem entendeu. Se as pessoas com câncer se sentirem ofendidas pelo comportamento agressivo das mulheres negras nesse caso, elas (as pessoas com câncer) tem razão de causarem um bafafá semelhante a esse?
 

Platy

Member
Você não respondeu minha pergunta, pelo jeito nem entendeu. Se as pessoas com câncer se sentirem ofendidas pelo comportamento agressivo das mulheres negras nesse caso, elas (as pessoas com câncer) tem razão de causarem um bafafá semelhante a esse?

Eu gosto muito de todo mundo falando "comportamento agressivo das mulheres negras" sendo que em nenhum momento eu li qualquer coisa que não seja um "ou, vc poderia tirar o turbante ?" mas blz.

Se as pessoas com cancer acharem que isso foi um ataque a todas as pessoas com cancer elas tem todo o direito de se sentirem ofendidas sim
 
Eu gosto muito de todo mundo falando "comportamento agressivo das mulheres negras" sendo que em nenhum momento eu li qualquer coisa que não seja um "ou, vc poderia tirar o turbante ?" mas blz.

Se as pessoas com cancer acharem que isso foi um ataque a todas as pessoas com cancer elas tem todo o direito de se sentirem ofendidas sim

Duas pessoas que você não conhece chegando em cima de você e falando "tira isso que você tá usando" não é um comportamento agressivo?

Bom, então nós estabelecemos que elas tem direito de se sentirem ofendidas, as pessoas que tem ou tiveram câncer. Nós também estabelecemos anteriormente que se alguém se sentir ofendido por algo que você fizer, você tem que pedir desculpas. E seu argumento parece ser centrado em torno da menina não ter pedido desculpas. As mulheres negras da história pediram desculpas? Ou quem acha que elas tem razão, essas pessoas pediram desculpas? Elas não deveriam?

Pra exemplificar o que eu quero dizer: se eu te agrido e você se ofende e uma terceira pessoa acha que eu estou certo na história, quer dizer que a pessoa indiretamente concorda com essa agressão, certo? Ou seja, ela vê você ficando ofendida e decide dar a razão pra mim mesmo assim. Se o seu argumento é pela insensibilidade na ausência de um pedido de desculpas, todo mundo que está concordando com a história da apropriação cultural não deveria pedir desculpas antes de começar?
 

Platy

Member
Duas pessoas que você não conhece chegando em cima de você e falando "tira isso que você tá usando" não é um comportamento agressivo?

Bom, então nós estabelecemos que elas tem direito de se sentirem ofendidas, as pessoas que tem ou tiveram câncer. Nós também estabelecemos anteriormente que se alguém se sentir ofendido por algo que você fizer, você tem que pedir desculpas. E seu argumento parece ser centrado em torno da menina não ter pedido desculpas. As mulheres negras da história pediram desculpas? Ou quem acha que elas tem razão, essas pessoas pediram desculpas? Elas não deveriam?

Desculpa mas vc ta dando tanta volta que eu não sei se eu entendi.

Vc acha que as pessoas negras deviam pedir desculpas pq elas ofenderam todas as pessoas com cancer ao pedir que a moça tirasse o turbante ?

edit :

pouco importa como foi introduzido, se querem clamar como sua propriedade cultural, cabe a eles provarem que deram origem ao adereço. Até que tal prova seja apresentada, segue-se o hitchenismo: "aquilo que é afirmado sem evidência pode ser desconsiderado sem evidência".

"ah mas a gente que trouxe pra cá (com o nome persa, curiosamente)" nada mais é que um argumento que, se eu apropriei primeiro, ta valeno.

Vc ta indo muito longe .... o que vale é : é de uma cultura que é minoria, é usado de jeito sem manjar da bagagem e se a maioria usar fica lindo se a minoria usar é feio.
E não, NBA e anime de mechas não contam.
 
Vc acha que as pessoas negras deviam pedir desculpas pq elas ofenderam todas as pessoas com cancer ao pedir que a moça tirasse o turbante ?

Seguindo a sua lógica, sim! Eu editei meu post com um exemplo mais claro. Se a menina está errada por não ter pedido desculpas, ela não deveria ter recebido um pedido de desculpas também? Ela não é uma menina branca normal, ela não é a imagem da opressora, ela é uma menina doente, o que faz dela uma minoria também.
 

Platy

Member
Seguindo a sua lógica, sim! Eu editei meu post com um exemplo mais claro. Se a menina está errada por não ter pedido desculpas, ela não deveria ter recebido um pedido de desculpas também? Ela não é uma menina branca normal, ela não é a imagem da opressora, ela é uma menina doente, o que faz dela uma minoria também.

Mas NADA DISSO TEM NADA A VER COM O FATO DELA ESTAR DOENTE
Estar com cancer não fez ela usar o turbante, o que fez ela usar o turbante é ela querer. Ela podia ter escolhido UM QUINTILHÃO de outras opções, o mais comum é o lencinho classico. Existem VARIAS pessoas com cancer no brasil e vc NUNCA vê as pessoas de turbante.

Nessa historia ela esta como pessoa branca usando adereço da cultura negra e SÓ.

Se alguem falar que eu sou uma bosta por gostar de Doctor Who ou odiar Playstation All Star Battle Royale a pessoa não vai estar sendo transfobica pq eu ser trans NÃO TEM NADA A VER COM ISSO.

Ninguem reclamou que PESSOAS COM CANCER não podem usar turbante, a reclamação é que pessoas brancas que provavelmente não manjam da bagagem cultural que isso representa fica meio bosta usar turbante.

A Cláudia Raia, a Mariana Ximenes e a Patrícia Pillar não tem cancer e receberam o mesmo tratamento.

Eu JURO que se fosse uma pessoa com cancer recebendo tratamento bosta por ter cancer eu seria a primeira pessoa a reclamar.
Mas nesse caso o cancer tem tanto a ver quanto o gosto favorito de musica da pessoa.
...ou até menos pq ela pode ser aquelas pessoas que dizem que gostam de "musica de preto" tipo minha tia =|
 
Mas NADA DISSO TEM NADA A VER COM O FATO DELA ESTAR DOENTE
Estar com cancer não fez ela usar o turbante, o que fez ela usar o turbante é ela querer. Ela podia ter escolhido UM QUINTILHÃO de outras opções, o mais comum é o lencinho classico. Existem VARIAS pessoas com cancer no brasil e vc NUNCA vê as pessoas de turbante.

Por que você acha que você tem o direito de dizer pra uma menina doente o que ela pode ou não usar?

Nessa historia ela esta como pessoa branca usando adereço da cultura negra e SÓ.

Mesmo se ela tivesse, o que ela não está, mas mesmo se ela tivesse, qual o problema? O adereço não é "da cultura negra", um adereço não pertence a alguém, a um grupo, a uma cultura, isso não existe. Historicamente o turbante foi usado por uma gama imensa de gente, por todo tipo de povo de todo tipo de raça. Sabe por que? Porque é um pedaço de pano. Ele não tem sentimentos, ele não simboliza nada por si só, ele é só um pedaço de pano.

Ninguem reclamou que PESSOAS COM CANCER não podem usar turbante, a reclamação é que pessoas brancas que provavelmente não manjam da bagagem cultural que isso representa fica meio bosta usar turbante.

A Cláudia Raia, a Mariana Ximenes e a Patrícia Pillar não tem cancer e receberam o mesmo tratamento.

Que bagagem cultural? Dez anos atrás ele já tinha bagagem cultural? 5 anos atrás? 5 minutos atrás? Porque eu não me lembro de ouvir porra nenhuma disso. Além do mais, considerando que o turbante é algo que precede a cultura negra, ele se tornar um 'símbolo' dessa cultura já seria uma porra dum caso de apropriação cultural.

De novo, o exemplo do anúncio de moda é um problema que existe. É a ausência de representação na propaganda. O que não significa que gente branca não pode usar turbante. Pode. Pode usar sim. E que vá se fuder bem grande todo mundo que disser o contrário.

Eu JURO que se fosse uma pessoa com cancer recebendo tratamento bosta por ter cancer eu seria a primeira pessoa a reclamar.
Mas nesse caso o cancer tem tanto a ver quanto o gosto favorito de musica da pessoa.
...ou até menos pq ela pode ser aquelas pessoas que dizem que gostam de "musica de preto" tipo minha tia =|

O câncer tem a ver porque quimioterapia te deixa careca caralho. Por que você continua ignorando isso? Não é como se ela tivesse usado um turbante porque ela estava gripada, ela estava usando porque ela está careca. E ela se sente feia. E o turbante foi uma forma dela se sentir melhor. Fim da história.

No final das contas é isso. Por que você acha que você tem direito de dizer pra uma menina o que ela pode ou não usar? Você gosta de alguém dizendo que você deve ser de alguma determinada maneira? Isso é segregacionismo, eu sei que você acha que você está respeitando a história ou qualquer merda do gênero, mas isso é simplesmente segregacionismo.

Nós deveríamos combater o racismo, lutar contra a desigualdade racial e viver harmonicamente em sociedade. Mas aqui estamos nós apegados a símbolos e dogmas discutindo os méritos de uma pessoa de uma determinada cor usando um determinado adereço.
 

Brazil

Living in the shadow of Amaz
Eu odeio quando a galera vai longe demais nessas desconstruções porque não dá pra argumentar contra sem parecer um babaca de direita.

Mas #váproinfernoLuciana, na moral.

Redskins é apropriação cultural. Isso aí é picuínha, pelamor.
O persa não fui trazido acorrentado pro Brasil. No nosso contexto, o turbante é herança africana. Também por isso é usado como símbolo de afirmação por parte dos negros na década de 70 em diante.

É válido criticar a moda, acho, turbante, tal qual a moda se apropriou nos dias atuais, é ao mesmo tempo símbolo de ancestralidade africana quanto de luta contemporânea por direitos civis. É algo que faz completo sentido de ser associado à cultura negra portanto e que justifica a crítica cultural.

Se esse fosse o assunto, eu ia estar feliz da vida, mas o assunto é se é válido ou não assediar moralmente mulher no trem por causa da combinação entre roupa e cor de pele.
É bem isso.

Uma resposta apta pra uma situação dessas seria "Cuida da porra da sua vida."
 
Redskins é apropriação cultural. Isso aí é picuínha, pelamor.

Redskins é um caso interessante porque fizeram uma pesquisa com descendentes de indígenas e tipo 9 entre 10 não se importavam com o nome.

Se fizessem uma pesquisa dessas no Brasil com a comunidade negra e perguntasse se brancos podem usar turbante, qual seria a porcentagem que vocês acham que diria que "não"? 20%? 30% no máximo.
 

Sblargh

Banned
em nenhum lugar do texto fala quando os bantus começaram a usar turbantes. Ao passo que a pagina da wikipedia a respeito de turbantes, que eu tenho certeza que tu leu antes de garimpar no google algum exemplo pra tentar construir teu argumento...


pouco importa como foi introduzido, se querem clamar como sua propriedade cultural, cabe a eles provarem que deram origem ao adereço. Até que tal prova seja apresentada, segue-se o hitchenismo: "aquilo que é afirmado sem evidência pode ser desconsiderado sem evidência".

"ah mas a gente que trouxe pra cá (com o nome persa, curiosamente)" nada mais é que um argumento que, se eu apropriei primeiro, ta valeno.

Então, mas não é propriedade cultural também (eu nunca nem vi esse termo até hoje), não é mesmo algo que o negro poderia dizer "é meu!" e nunca seria, mesmo se turbante fosse exclusivo da África; ninguém tem propriedade de uma prática cultural, daí que a gente trata como uma prática e não como uma caixinha que você carrega pra lá e pra cá e que você pode definir de quem é ou não.

Aí como prática você considera percepções acerca de quem faz o uso da prática; esse vestuário que virou moda um tempo atrás é percebido como africano, essa é a intenção e o atingido. O editor da revista bate o olho e diz "opa! Africano!"; o público bate o olho e diz "opa! Africano" e pronto, é essa comunicação, essa concordância.
É inexato pra dedéu? Sim, mas não importa, em geral o contexto é compreendido.

A questão da apropriação não é o roubo, mas sim o pastiche, a imitação grotesca.
O próprio uso do movimento negro da estética africana é uma apropriação, pois a África é um continente enorme, com diferenças culturais internas enormes e tudo isso é ignorado pelo negro americano quando ele diz "sou afro!"
Por isso que o debate aqui realmente não é sobre o africano, mas sobre o seu descendente em contexto de imigração forçada por meio da violência do mercado escravo, que foi um ato de violência de tamanha proporção que ainda é a marca que a une essa gente, mais do que a geografia em si.

Esses atos de violência de proporções monstruosas tendem a marcar uma população desse modo. O "indígena" também é a categoria gerada pelo genocídio dos muito diversos povos nativos das Américas; algo poderia se dizer a respeito também do Judeu, um povo geralmente monádico e cosmopolita (e portanto com muitas diferenças culturais internas) tornado nação de Israel após o holocausto.

Enfim, isso tudo pra dizer que quando editor de moda veste as pessoas lá de tal modo pra sessão de fotos, ele está bem consciente que é "afro"; a parte que talvez ele seja mais ignorante é que não há problema, no nosso contexto de país racista, em fazer moda afro retirando o ser humano afro do contexto. Mas isso é menos geografia e mais história e prática cultural.

E, claro, nada disso tem a ver com psicopata tendo sentimentos magoados porque "turbante é meu e não pode ser seu, pois minha cor de pele" e exigindo pedindo de desculpas.
 
Por isso que o debate aqui realmente não é sobre o africano, mas sobre o seu descendente em contexto de imigração forçada por meio da violência do mercado escravo, que foi um ato de violência de tamanha proporção que ainda é a marca que a une essa gente, mais do que a geografia em si.

Eu concordaria contigo, porém nessa história toda não é isso que está sendo debatido.

E, claro, nada disso tem a ver com psicopata tendo sentimentos magoados porque "turbante é meu e não pode ser seu, pois minha cor de pele" e exigindo pedindo de desculpas.

Isso é o que está sendo debatido. Esse é o nível em que chegamos.
 

Platy

Member
Redskins é um caso interessante porque fizeram uma pesquisa com descendentes de indígenas e tipo 9 entre 10 não se importavam com o nome.

Se fizessem uma pesquisa dessas no Brasil com a comunidade negra e perguntasse se brancos podem usar turbante, qual seria a porcentagem que vocês acham que diria que "não"? 20%? 30% no máximo.

Se as pessoas entendem pq esse 1 em 10 fica p da vida, pq não entendem 2 ou 3 em 10 ?

Sei la as vezes eu acho que essa discussão tem muito a ver com como o racismo é visto na sociedade... parece que as pessoas entendem que pequenos machismos e homofobias não tem fazem alguém que espanca mulheres ou homosexuais, mas o racismo parece quase binário. Se vc fez algo minimamente racista mesmo sem querer vc já é "hitler".

As vezes a minoria ta feliz e ela deixa passar os "vc não trouxe o controle, sua bixa ?" e as vezes ela teve um dia bosta e essas pequenas agressões são a gota d'água que faltava pro copo transbordar.

Mas as vezes pedir empatia com um copo que transbordou é dificil né ?
 

Sblargh

Banned
"sua bicha" é agressão.
Usar uma roupa não é, nem micro, nem qualquer nada. Não é uma roupa com dizeres provocativos. Não é uma roupa que faz chacota ou diminui. Nada na porra do turbante diz "sou superior a você por ser branca", nem com toda crítica social do mundo se chega a essa conclusão.

Alguém falar pra você expôr sua careca de quimioterapia em público pela cor da sua pele ser a errada para com o acessório que você usa na sua cabeça é megasuperhiper agressão. É coisa do tipo chamar segurança do trem que tem gente louca, desequilibrada, potencialmente perigosa incomodando sua viagem.

Todo o seu argumento é que a gente não leva a sério a agressão dela. Você está corretíssima, eu realmente não levo a sério que o que ela fez foi agressão.
Se não há agressão em primeiro lugar, não tem o que ter empatia senão da pessoa que sofreu a violência muito direta e real de ter sido assediada moralmente numa cotidiana viagem de trem para casa.

Época em que temos que usar essa tirinha não contra o babaca conservador, que bosta de época horrível e autoritária e caminhando cada vez mais pra um punitivismo onde a briga por poder é a conquista da vingança.

 
Se as pessoas entendem pq esse 1 em 10 fica p da vida, pq não entendem 2 ou 3 em 10 ?

Mas não foi isso que eu quis dizer. O que eu quis dizer é que a polêmica dos Redskins revoltou basicamente a maioria branca e gente que segue essa ideologia maluca de que tudo ofende, porque o povo que deveria estar revoltado estava basicamente cagando pra história. E eu suspeito que a mesma coisa está acontecendo no caso da apropriação cultural.

As vezes a minoria ta feliz e ela deixa passar os "vc não trouxe o controle, sua bixa ?" e as vezes ela teve um dia bosta e essas pequenas agressões são a gota d'água que faltava pro copo transbordar.

Mas as vezes pedir empatia com um copo que transbordou é dificil né ?

Sabe o que é engraçado? Você que está do lado que cometeu a pequena agressão, você que está do lado de quem está dizendo pra outra pessoa como ela deve ou não se vestir. Como ela deve ou não se comportar. Como ela deve ou não ser. Em nome do que? "De algo simbólico que total importa pra algumas pessoas?" Sério? Sabe o que diferencia esse seu pensamento de todo pensamento fundamentalista que você provavelmente odeia? Que você pensa que está do lado certo, porque a lógica do raciocínio em si é a mesma.
 
Essa coisa de apropriação cultural não faz sentido pra mim, sinto muito kkkk pra mim é mais uma dessas contradições da esquerda. É uma pena, pois o conservadorismo cresce exponencialmente e a esquerda continua presa no seu mundo imaginário.
 
Essa coisa de apropriação cultural não faz sentido pra mim, sinto muito kkkk pra mim é mais uma dessas contradições da esquerda. É uma pena, pois o conservadorismo cresce exponencialmente e a esquerda continua presa no seu mundo imaginário.

Exatamente como eu penso disso. A única coisa boa é que o pensamento da esquerda está condenado. Hoje eu vi alguém no meu facebook dizendo que quem acha que branco pode usar turbante está APOIANDO A ESCRAVIDÃO. Por isso o conservadorismo está sendo abraçado e esse tipo de maluquice está sendo rejeitado, porque todo mundo está cansado de ouvir que apoia a escravidão ou coisas do gênero.
 

Fancolors

Member
Alguém aí conhece um lugar bom pra comprar peças de PC. Faz já muito tempo que montei um e acho que preciso montar um novo.

Pelo que ando vendo parece que o que vai mais em conta é o Kabum. Talvez eu também dê uma passada na Santa Efigênia pra pesquisar.
 

ldcommando

Banned
Alguém aí conhece um lugar bom pra comprar peças de PC. Faz já muito tempo que montei um e acho que preciso montar um novo.

Pelo que ando vendo parece que o que vai mais em conta é o Kabum. Talvez eu também dê uma passada na Santa Efigênia pra pesquisar.

Já viu a pichau? Eu já montei máquina lá mas tem tempo, não sei se os preços ainda são bons. Aqui no Rio eu uso o boadica normalmente.
 

Sblargh

Banned
Essa coisa de apropriação cultural não faz sentido pra mim, sinto muito kkkk pra mim é mais uma dessas contradições da esquerda. É uma pena, pois o conservadorismo cresce exponencialmente e a esquerda continua presa no seu mundo imaginário.

É só pensar como tanta coisa é "de negro" (como blues, por exemplo), mas muitas vezes só estoura quando cai nas mãos de um branco (Elvis Presley, por exemplo).
Enquanto a coisa é "de negro", a sociedade rejeita; quando conseguem colocar um branco pra fazer exatamente igual, se torna algo aceitável.

O fenômeno não é imaginário e acho que nem difícil ver o que acontece.

Ele só não pode ser confundido com uma pessoa A rouba cultura de pessoa B agora pessoa A é uma criminosa que deveria ser humilhada em público e pedir perdão.

Mas o oposto, também, se você se recusa a ver como as coisas só fazem sucesso e só são aceitas depois que deixam de ser "de negro", então você está de propósito não olhando pra realidade.

Exatamente como eu penso disso. A única coisa boa é que o pensamento da esquerda está condenado. Hoje eu vi alguém no meu facebook dizendo que quem acha que branco pode usar turbante está APOIANDO A ESCRAVIDÃO. Por isso o conservadorismo está sendo abraçado e esse tipo de maluquice está sendo rejeitado, porque todo mundo está cansado de ouvir que apoia a escravidão ou coisas do gênero.

Se é uma coisa boa que "o pensamento de esquerda está condenado", então você deveria estar comemorando o aumento do conservadorismo, que é o se opõe a esse pensamento na maior parte das vezes.
Esse tipo de comparação insana não é mainstream na esquerda e você não vai ver candidato a presidente ou senador de esquerda dizendo "votem em mim, pois usar turbante é análogo à escravidão". No máximo um deputado insano de nicho especificamente querendo voto dessas poucas pessoas.
Se você não gosta do pensamento progressista, então não gosta, mas não usa o excesso como desculpa para abraçar o conservadorismo porque isso também não condiz com a realidade.

Alguém aí conhece um lugar bom pra comprar peças de PC. Faz já muito tempo que montei um e acho que preciso montar um novo.

Pelo que ando vendo parece que o que vai mais em conta é o Kabum. Talvez eu também dê uma passada na Santa Efigênia pra pesquisar.

Kabum é basicamente a Santa Efigênia, são as mesmas lojas, ntão você já deu uma passada por lá. :p
 

Platy

Member
O kabum a uns anos atras tinha o armazem deles numa das cidades vizinhas de onde eu moro ... eu pedia coisas e chegava tipo no dia seguinte ou depois ... mas ai mudaram e ta demorando mais de 1 semana =/
 
Se é uma coisa boa que "o pensamento de esquerda está condenado", então você deveria estar comemorando o aumento do conservadorismo, que é o se opõe a esse pensamento na maior parte das vezes.
Esse tipo de comparação insana não é mainstream na esquerda e você não vai ver candidato a presidente ou senador de esquerda dizendo "votem em mim, pois usar turbante é análogo à escravidão". No máximo um deputado insano de nicho especificamente querendo voto dessas poucas pessoas.
Se você não gosta do pensamento progressista, então não gosta, mas não usa o excesso como desculpa para abraçar o conservadorismo porque isso também não condiz com a realidade.

Por que eu deveria estar comemorando uma reação extrema a um problema real? Eu fico sim muito feliz com essa perspectiva de que essa visão da esquerda progressista tem na minha singela opinião prazo de validade, mas eu não vejo essa dicotomia que me forçaria a celebrar um "outro lado". Pra ser perfeitamente sincero, eu acho que a esquerda progressista é tão ruim quanto a visão popular sobre o conservadorismo, o ideal seria alguma mistura não atualmente existente entre os dois. E essa mistura fica ainda mais utópica quando a gente segue vendo os dois lados como grandes ideologias incompatíveis ao invés de analisar cada caso isolado através de uma ótica isolada.

Mas não é isso que nós fazemos. Se você não concorda em tudo com o "seu lado", você só vai conseguir gente te chamando de ignorante e um destino de ostracismo no seu círculo social te aguarda.
 

maouvin

Member
Alguém aí conhece um lugar bom pra comprar peças de PC. Faz já muito tempo que montei um e acho que preciso montar um novo.

Pelo que ando vendo parece que o que vai mais em conta é o Kabum. Talvez eu também dê uma passada na Santa Efigênia pra pesquisar.

O meu montei pela Kabum e Pichau. Às vezes olho a Terabyte/Mamute também, mas se for pra pagar à vista elas em geral perdem pra duas primeiras.
 

Sblargh

Banned
Por que eu deveria estar comemorando uma reação extrema a um problema real? Eu fico sim muito feliz com essa perspectiva de que essa visão da esquerda progressista tem na minha singela opinião prazo de validade, mas eu não vejo essa dicotomia que me forçaria a celebrar um "outro lado". Pra ser perfeitamente sincero, eu acho que a esquerda progressista é tão ruim quanto a visão popular sobre o conservadorismo, o ideal seria alguma mistura não atualmente existente entre os dois. E essa mistura fica ainda mais utópica quando a gente segue vendo os dois lados como grandes ideologias incompatíveis ao invés de analisar cada caso isolado através de uma ótica isolada.

Mas não é isso que nós fazemos. Se você não concorda em tudo com o "seu lado", você só vai conseguir gente te chamando de ignorante e um destino de ostracismo no seu círculo social te aguarda.

Porque na prática quem faz as leis é mais moderado do que reza o marketing da polarização.
A "esquerda progressista", na prática, já é essa mistura que você busca e no atual congresso/senado, ela é tão minoria que é basicamente ignorada. Movimentos sociais do tipo Mães de Maio (formado por mães de pessoas mortas pela violência policial) ou a pastoral carcerária (parte da igreja católica dedicada aos direitos humanos dos presidiários) e outros fazem o mesmo trabalho que sempre fizeram.
Pra mim, quando você diz que ainda bem que a esquerda progressista está condenada, você está dizendo que ainda bem que essas mães que se reúnem para protestar contra a violência policial estão condenadas ou que ainda bem que a defesa dos povos indígenas contra grileiros e um congresso decidido a, pela primeira vez desde 88, um congresso que tenta diminuir o tamanho do território indígena para satisfazer latifundiários.

Essas causas e essas ONGs não podem "estar condenadas" numa generalização do tipo "a esquerda progressista inteira é um bando de gente doida correndo atrás de meninas com câncer no trem"
 

ty_hot

Member
Pessoalzinho do PS, alguem sabe porque diabos continuamos com a "Semana 1" da promoção de carnaval na PSN? Estava no aguardo pra atualizarem pra semana 2 nessa terça, mas nada.
 
Pra mim, quando você diz que ainda bem que a esquerda progressista está condenada, você está dizendo que ainda bem que essas mães que se reúnem para protestar contra a violência policial estão condenadas ou que ainda bem que a defesa dos povos indígenas contra grileiros e um congresso decidido a, pela primeira vez desde 88, um congresso que tenta diminuir o tamanho do território indígena para satisfazer latifundiários.

Mas aí que tá, se eu chegasse pra você sem qualquer contexto e falasse "ainda bem que a esquerda progressista está condenada", eu até entenderia se você entendesse dessa forma. Mas eu estava respondendo a um assunto no qual minha visão ficou bastante clara, então dava pra entender de qual tipo de pensamento eu estava falando.

Além do mais, essas pessoas que você falou trabalham na coisa. E trabalhar em algo é sempre admirável. Eu estou me referindo ao tipo de ativista mais ocasional que defende com unhas e dentes aquilo que lhe interessa no seu tempo livre e no seu computador.
 

Metra

Member
Porque na prática quem faz as leis é mais moderado do que reza o marketing da polarização.
A "esquerda progressista", na prática, já é essa mistura que você busca e no atual congresso/senado, ela é tão minoria que é basicamente ignorada. Movimentos sociais do tipo Mães de Maio (formado por mães de pessoas mortas pela violência policial) ou a pastoral carcerária (parte da igreja católica dedicada aos direitos humanos dos presidiários) e outros fazem o mesmo trabalho que sempre fizeram.
Pra mim, quando você diz que ainda bem que a esquerda progressista está condenada, você está dizendo que ainda bem que essas mães que se reúnem para protestar contra a violência policial estão condenadas ou que ainda bem que a defesa dos povos indígenas contra grileiros e um congresso decidido a, pela primeira vez desde 88, um congresso que tenta diminuir o tamanho do território indígena para satisfazer latifundiários.

Essas causas e essas ONGs não podem "estar condenadas" numa generalização do tipo "a esquerda progressista inteira é um bando de gente doida correndo atrás de meninas com câncer no trem"

A defesa dos valores humanos é universal. Não há subordinação às ideologias políticas.
A "esquerda" não é a vanguarda dos direitos humanos, da mesma forma que sua derrocada não serve como argumento para criticar a defesa destes valores.

Se as pessoas tivessem essa compreensão, a parte em bold no seu post não aconteceria.
 
A defesa dos valores humanos é universal. Não há subordinação às ideologias políticas.
A "esquerda" não é a vanguarda dos direitos humanos, da mesma forma que sua derrocada não serve como argumento para criticar a defesa destes valores.

Se as pessoas tivessem essa compreensão, a parte em bold no seu post não aconteceria.

Exatamente o que eu penso e a associação bizonha de decência humana com posicionamento político é uma das coisas mais danosas dos últimos anos.
 

Sblargh

Banned
Se fosse o caso, a gente teria parlamentar atropelando uns aos outros buscando quem é o primeiro a aprovar indenização para o Estado que comete abuso contra os presos. Ao invés disso temos um novo ministro no supremo que ignora a pergunta.
 

Metra

Member
Se fosse o caso, a gente teria parlamentar atropelando uns aos outros buscando quem é o primeiro a aprovar indenização para o Estado que comete abuso contra os presos. Ao invés disso temos um novo ministro no supremo que ignora a pergunta.

Os políticos, sejam de "direita" ou "esquerda", usam deste discurso - de defesa dos valores humanos - para manipular as pessoas. Isso não é novidade. Até o Trump usou, para manipular a comunidade LGBT.

Aí, para piorar, um monte de gente acredita na lorota, começa a defender cegamente uma determinada ideologia e, quando você menos espera, tá num trem batendo boca sobre turbantes.
 

Apzu

Member
Essa renuncia do Serra foi inesperada, pelo jeito nem quando o Temer deixa de fazer besteira ele consegue escapar de algum rolo envolvendo entrada ou saída de ministros.

Que surpresa o Serra não terminar um mandato

Quer dizer que agora um dos top 5 mais citados na lava jato não é mais foro privilegiado ? =D
Ele ainda vai continuar sendo senador, então continua com foro privilegiado.
 

Sblargh

Banned
Dado o quanto ele está saindo do nada parece legítimo que é problema de saúde.
Dado que um problema de saúde grave está forçando ele fora do ministério, mas ele continua como senador, o medo de perder o foro privilegiado é também real.
 

ty_hot

Member
Serra saiu porque vai ter o nome jogado no ventilador qdo liberarem as denuncias da Odebrecht.

Ou talvez porque ele percebeu que ele virou ministrinho de segundo escalão no governo (ele só está lá pq achou q seria o melhor caminho pra ficar na mídia e virar candidato de novo pra presidencia).

Ou porque só estava lá pra terminar de vender o pré-sal.

Ou um pouco de todas, incluindo a saúde dele.
 

Sblargh

Banned
Cotado pra substituí-lo está o Tasso Jereissati, porque o cargo é do PSDB, porque é um cargo vendido em troca de apoio parlamentar, então se sai do PSDB, tem que fica no PSDB.

Brasil, viu.
 

Platy

Member
Nossa esse cara ta na minha lista, abaixo do Esperidião Amin, de "carai esse cara ta vivo ainda" de eu achar que alguem morreu só pq fazia decadas que não ouvia o nome dele
 
É só pensar como tanta coisa é "de negro" (como blues, por exemplo), mas muitas vezes só estoura quando cai nas mãos de um branco (Elvis Presley, por exemplo).
Enquanto a coisa é "de negro", a sociedade rejeita; quando conseguem colocar um branco pra fazer exatamente igual, se torna algo aceitável.

O fenômeno não é imaginário e acho que nem difícil ver o que acontece.

Ele só não pode ser confundido com uma pessoa A rouba cultura de pessoa B agora pessoa A é uma criminosa que deveria ser humilhada em público e pedir perdão.

Mas o oposto, também, se você se recusa a ver como as coisas só fazem sucesso e só são aceitas depois que deixam de ser "de negro", então você está de propósito não olhando pra realidade.

Mas isso aí é preconceito mesmo aí, não vejo porque inventar o termo "apropriação cultural". De acordo com essa idéia, só negros então poderiam tocar blues porque foram eles que criaram, e brancos não poderiam porque não entenderiam a carga histórico por trás do estilo, da luta de sofrimentos e etc, então por respeito não deveriam "desrespeitar" a cultura do negro. Pra mim isso é segregador d+.

O racismo existe sim e tem que ser combatido, mas não adianta querer inventar moda e tentar resolver o problema de qualquer jeito né kkk
 

Kid Ying

Member
Eu acho que é complicado isso aí heim. Não sou negro, mas a galera com quem conversei no meu meio cagou e andou pra celeuma. Claro que é aquelas né, o que não é nada pra alguns é muito pra outros. Tem que respeitar, desde que todo mundo respeite e se dê ao respeito.

Agora, que fica um pouco feio na população em geral, fica. Já existe uma grande resistência a esses ideais mais progressistas pelo conservadorismo natural das pessoas. Quando ocorre esses excessos, fica ainda pior. Por isso que não é nada incomum ver mulheres falando que feminismo é doença e não representa. É complicado. Ainda mais que excesso e maluquice sempre dá mais ibope que coisas legais sendo feitas. Isso pra tudo também.

Ah, esqueci de falar sobre como algumas coisas pegam só quando brancos começam a usar. É inegável que rola, mas acho que hoje em dia é bem menor que que antigamente. Só ver quem são os maiores expoentes do rap. Não é o Eminem, é o Jay z, Tupac, Big e outros. O maior expoente do funk, Anitta, Ludmilla, Sapão, Nego do borel, Projota... No samba também. Neguinho dá beija flor, Dudu nobre, Péricles... Enfim, ainda existe o problema, mas é inegável que houve uma melhora com o passar das décadas. Hoje a cultura produzida pelo negro é apreciada por todos, mas em vários casos o protagonismo se mantém com eles.
 
É complicado, mas não dá para passar mão na cabeça sempre que alguém se sentir ofendido também, eu acredito que a liberdade das pessoas vem em primeiro lugar, se se sentirem ofendidas, que processem o cidadão (e percam kkk).

Se ficarmos nos preocupando com quem se sente ofendido, aí vai ter um islã que vem ao Brasil e acha um absurdo as mulheres vestirem roupas curtas ou desfilarem no carnaval, porque a religião dele proíbe com que elas mostrem o corpo. Tá certo ele? Porque que na parada gay o maluco lá pode imitar Jesus crucificado e a mulher com câncer não pode usar turbante? Cada um usa o que quiser e se expressa da maneira que quiser, "meu corpo, minhas regras". O outro tem todo o direito de se sentir ofendido, mas não tem direito nenhum de interferir na minha ou sua liberdade.
 
Top Bottom