• Hey, guest user. Hope you're enjoying NeoGAF! Have you considered registering for an account? Come join us and add your take to the daily discourse.

BrazilGAF |OT| of Samba, Carnaval... and letting GAF have a sample of it all!

Todas as defesas que usam acabam implicando ou que houve racismo reverso ou que uma minoria não deveria se sentir ofendida por algo que ela se ofendeu.

Eu sou absolutamente contra ambas as ideias então ... lets agree to disagree

Em nenhum momento eu cheguei perto de racismo reverso. E eu acho que o direito de uma menina doente de se sentir bem é mais importante do que o direito de parte de uma minoria de se ofender com algo do gênero na sociedade pluricultural que a gente vive. Mas tudo bem, vamos concordar em discordar.
 

mantidor

Member
Não entendo, só o fato de usar turbante é ofensa? Num país como Brasil, com tanto sincretismo? É triste ver esse pensamento americano se espalhando na latinoamérica, especialmente a ironia dá esquerda (extrema) ser o principal movimento detrás disso.
 

Metra

Member
Não entendo, só o fato de usar turbante é ofensa? Num país como Brasil, com tanto sincretismo? É triste ver esse pensamento americano se espalhando na latinoamérica, especialmente a ironia dá esquerda (extrema) ser o principal movimento detrás disso.

Eu penso que ocorre justamente o contrário. Nós estamos vivendo um momento de grande fortalecimento da ideologia conservadora. E esse discurso "liberal" sectário é, na minha opinião, uma das principais causas para isso.

Do jeito que as coisas estão caminhando, eu não me surpreenderia se Bolsonaro ganhasse a eleição para presidente.
 
Do jeito que as coisas estão caminhando, eu não me surpreenderia se Bolsonaro ganhasse a eleição para presidente.

Eu já não acho tanto porque no final das contas o Bolsonaro é um idiota e não é capaz de usar os tempos a seu favor que nem o Trump, mas eu definitivamente concordo contigo que esse pensamento de superioridade moral justificada em cima de alguma visão distorcida de decência humana mais atrapalha do que ajuda.

Se alguém acha que um caso desses vai conscientizar a população sobre a importância de algo que não tem a menor importância ao invés de aumentar a tensão racial, bem, eu sinceramente não sei nem o que dizer. É seguro pensar assim no echo chamber que é o NeoGAF ou no seu grupo de amigos do Facebook, mas não é assim que as pessoas veem. É assim que a gente perde, ao se importar com qualquer babaquice que não tem a menor importância ao invés de salvar o ultraje pra questões de fato relevantes.

Por isso que há um movimento conservador. Não porque "as pessoas são idiotas", mas porque o que deveria ser a alternativa muitas vezes dá asco.
 

Platy

Member
Ou como eu vi em muito texto por ai ... "se vc só se importa com racismo/machismo/homotransfobia se as minorias são gentis com você então você não se importa com com essas coisas"

Todos esses ódios são institucionais e existem em menor forma e em maior forma e TODAS as formas tem que ser combatidas. Não importa quantas pessoas brancas/homens/hetero/cis fiquem "mimimi me impediram de fazer algo".
Se a pessoa vai apoiar o Bolsonaro por causa disso isso diz muito mais sobre a pessoa que sobre os grupos de luta a opressão.
 

Metra

Member
Eu já não acho tanto porque no final das contas o Bolsonaro é um idiota e não é capaz de usar os tempos a seu favor que nem o Trump, mas eu definitivamente concordo contigo que esse pensamento de superioridade moral justificada em cima de alguma visão distorcida de decência humana mais atrapalha do que ajuda.

Se alguém acha que um caso desses vai conscientizar a população sobre a importância de algo que não tem a menor importância ao invés de aumentar a tensão racial, bem, eu sinceramente não sei nem o que dizer. É seguro pensar assim no echo chamber que é o NeoGAF ou no seu grupo de amigos do Facebook, mas não é assim que as pessoas veem. É assim que a gente perde, ao se importar com qualquer babaquice que não tem a menor importância ao invés de salvar o ultraje pra questões de fato relevantes.

Por isso que há um movimento conservador. Não porque "as pessoas são idiotas", mas porque o que deveria ser a alternativa muitas vezes dá asco.

Perfeito. "Liberais" sectários são extremamente prejudiciais às próprias minorias que eles acham que defendem e, na maioria das vezes, sequer têm consciência disso.

Agora, tem uma ressalva que deve ser feita nesse contexto. Nós não podemos esquecer que indivíduos sectários existem em qualquer tipo de ideologia, seja ela política ou não. Entretanto, historicamente, determinadas ideologias (e aqui não estou me referindo a modelos econômicos, capitalismo x comunismo, etc) causaram/causam grande segregação social, levando à marginalização de grupos de indivíduos, a exemplo dos não-héteros e não-brancos. Isso é um fato, certo? Portanto, apesar de toda forma de sectarismo ser danosa à sociedade, um "liberal" sectário é uma consequência do problema, enquanto que um "conservador" sectário é, historicamente, a causa do mesmo.

Por este motivo, eu tendo a ser mais leniente com o sectarismo "liberal" - por mais que este tipo de discurso também me dê asco.
 
vendo as bodega do turbante
bate duvida da origem do acessorio
hm
provavelmente persa.
etnia com uso mais frequente: indiana.
pessoa que reclamou: negra.

tipo, talvez não fosse interessante argumentar apropriação cultural quando tua cultura não foi a que deu origem à bodega e tal.

E o PSOL pedindo impeachment no RJ pela LRF hein... haha, muito comédia isso.

É uma alternativa válida: pro psol tá otimo tanto se o impeachment for pra frente (lewlz) quanto se der errado, pq dai expôe a hipocrisia na aplicaçãoda LRF. Win win (se tu ignorar que a população ta se lixano de qquer jeito e tal).
 

Apzu

Member
O problema dessa situação toda do turbante é que, como boa parte das polêmicas da internet, acaba virando uma disputa em que apenas duas respostas existem e cada lado escolhe a que lhe convém como certa e pronto. Primeiro de tudo, tem que dividir as coisas, a história tem dois pontos de discussão: a questão do turbante ser usado por uma pessoa branca e a outra questão que é da pessoa ter sido abordada na rua para que tirasse o turbante.

O turbante é exclusivo de uso africano? Não, mas isso não muda toda a história problemática que envolve esse acessório no Brasil, como já postado em links aqui do tópico. Há sim uma reclamação muita justa em que o turbante utilizado por negros recebe uma conotação ruim pela sociedade, enquanto que quando usado por brancos acaba sendo mais bem visto. Também é compreensível que com isso os negros possam se sentir incomodados ou mesmo ofendidos com essa injustiça no tratamento. E essa discussão do turbante é até que um pouco antiga, você consegue achar pessoas falando sobre isso em anos anteriores, não é algo que surgiu só agora nesse caso, ele já vem de algum tempo. Então isso impede que qualquer um use turbante? Não, a pessoa pode vestir o que quiser, mas ela tem que ter noção que o direito de vestir o que quiser não significa que ela não esteja ofendendo ninguém.

Agora, mesmo que se considere que o turbante é de certa forma uma apropriação cultural no caso brasileiro, eu não consigo concordar com a ideia de que uma pessoa te abordar na rua para dizer que sua roupa está ofendendo ela é algo aceitável. Se ainda fosse uma vestimenta que promovesse ativamente alguma ideia racista, como um uniforme nazista ou da Klu Klux Klan, eu até entenderia um pouco mais, mas o caso aqui é uma reclamação de que simbologias africanas estariam sendo roubadas por empresas capitalistas e vendidas como produtos quaisquer, então fica difícil de defender uma atitude dessas. O modo de vestir das pessoas é algo muitas vezes bem pessoal, um estranho te reprimir por isso é de certa forma um ataque a sua pessoa e sua individualidade, principalmente quando a pessoa já está sofrendo por outros motivos. E isso vale para o caso da menina com câncer que acaba sendo obrigada a arrumar alguma forma de esconder que seus cabelos caíram porque o padrão de beleza feminino não aceita mulheres carecas, ou mesmo para o caso da youtuber do link da Platy, que mencionou que é diariamente abordada por pessoas que falam que ela deveria cortar o cabelo dela porque não tem um penteado nos moldes europeus. Reclamar que ideias, acessórios são ofensivos e que empresas estão envolvidos no rolo é uma coisa válida, mas discutir pessoas nesse caso não.

Por fim, sobre o Bolsonaro, eu sinceramente não acho que seria isso que faria alguém votar nele. Uma pessoa não vai mudar completamente seu modo de ver minorias só porque começaram a reclamar agora que turbante é apropriação cultural, o conservadorismo existe porque as pessoas já são conservadoras, e não porque os liberais empurraram elas para esse caminho.
 

Platy

Member
Pensando no que foi dito sobre jogar jogos com legendas e dublagens, eu pensei que seria uma boa idéia legendar o video da Taverna do LEGO City Undercover que estamos preparando para o "mês da morte do wiiu" xD

...que idéia errada.

To morrendo aqui pra traduzir os trocadilhos pra ficar o melhor possivel ... e olha que o trecho que a gente pegou tem até que poucos pro jogo que é basicamente Corra que a Policia Vem Ai : O Jogo.
 
Agora, tem uma ressalva que deve ser feita nesse contexto. Nós não podemos esquecer que indivíduos sectários existem em qualquer tipo de ideologia, seja ela política ou não. Entretanto, historicamente, determinadas ideologias (e aqui não estou me referindo a modelos econômicos, capitalismo x comunismo, etc) causaram/causam grande segregação social, levando à marginalização de grupos de indivíduos, a exemplo dos não-héteros e não-brancos. Isso é um fato, certo? Portanto, apesar de toda forma de sectarismo ser danosa à sociedade, um "liberal" sectário é uma consequência do problema, enquanto que um "conservador" sectário é, historicamente, a causa do mesmo.

Em muitos casos? Sim, mas nesse caso? Eu acho que eles são a causa do problema. Nós estamos falando de algo que essencialmente não é um problema. As questões satélites a essa questão, como racismo ou ausência de representação, são os problemas de fato. Mas nós não estamos falando de algo concreto e sim de algo abstrato como alguém tomar exceção pra uma moça não podendo usar algo por ser da raça errada pra isso. Isso é inaceitável. "Marginalização" e "segregação" não são cartas brancas que permitem qualquer forma de comportamento.

Nós poderíamos aproveitar que esse caso envolve uma menina com câncer pra termos uma epifania coletiva e chegarmos a conclusão que apropriação cultural é algo profundamente idiota em qualquer cenário e leva o ser humano prum caminho ainda mais segregacionista. Infelizmente, não é onde nós estamos e ao contrário ainda tem gente imbecil enchendo o saco da menina no facebook dela.

Outra coisa que eu acho profundamente irônica é que 100% das pessoas que eu vi no meu facebook dizendo que apropriação é super real e que a menina está errada são brancos. É aqui que nós estamos, nós abraçamos conceitos que parecem legais sem pensar ou debater muito porque nós achamos sem conhecimento de causa que aflige alguém.

Há sim uma reclamação muita justa em que o turbante utilizado por negros recebe uma conotação ruim pela sociedade, enquanto que quando usado por brancos acaba sendo mais bem visto. Também é compreensível que com isso os negros possam se sentir incomodados ou mesmo ofendidos com essa injustiça no tratamento.

Minha namorada me passou o mesmo migué. Eu não acho que isso seja verdade. Eu gostaria muito de ver algum caso onde o uso do turbante foi visto com uma "conotação ruim". O máximo que pode ter acontecido é gente dizendo que é coisa de macumbeiro, mas isso não é relacionado com raça.
 

Apzu

Member
Procurando para ver o preço do Switch na internet e ainda tem muito site que não está vendendo mesmo só faltando um mês pro lançamento. Só encontrei em dois, um vendendo por 2500 temers e outro em que tinha esgotado por 2100. Incrivelmente os dois estão mais baixo do que eu esperava, já que achei que estaria mais perto de 3k já que "são dois em um".

Minha namorada me passou o mesmo migué. Eu não acho que isso seja verdade. Eu gostaria muito de ver algum caso onde o uso do turbante foi visto com uma "conotação ruim". O máximo que pode ter acontecido é gente dizendo que é coisa de macumbeiro, mas isso não é relacionado com raça.
A conotação de macumbeiro já é extremamente problemática e é sempre associada a religiões africanas ou seus praticantes. Existe um preconceito gigantesco no Brasil com religiões de matriz africana que você não vê quando falamos de quaisquer outras religiões como budismo, judaísmo ou espiritismo. Então não é só uma questão de que há preconceito porque não é cristianismo, tem também um componente relacionado a raça nesse preconceito com essas religiões africanas.

E o preconceito contra essas religiões não é só uma questão de pessoas xingando os praticantes, o que já seria ruim suficiente, mas existem vários casos de ataques recentes a praticantes e aos locais de prática religiosa.
 
ahm...macumba é relacionada com religiões africanas. É tão relacionado com raça quanto, digamos, candomblé. Ou capoeira.

A conotação de macumbeiro já é extremamente problemática e é sempre associada a religiões africanas ou seus praticantes. Existe um preconceito gigantesco no Brasil com religiões de matriz africana que você não vê quando falamos de quaisquer outras religiões como budismo, judaísmo ou espiritismo. Então não é só uma questão de que há preconceito porque não é cristianismo, tem também um componente relacionado a raça nesse preconceito com essas religiões africanas.

Eu não vejo assim e se você procurar "macumbeiro" no google imagens você vai ver uma caralhada de imagens de negros e de brancos também. É um termo genérico pra qualquer religião pouco ortodoxa vista como danosa por gente desinformada. Se há uma predileção por religiões de origem africana no preconceito religioso é muito mais pelo estereótipo ritualista que elas carregam do que por questão racial ("Tem a ver também com a ideia de que as religiões de matriz africana são primitivas, usam sacrifícios de animais, têm ritos diferenciados").

E eu já vi espírita sendo chamado de macumbeiro.
 

Platy

Member
Eu não vejo assim e se você procurar "macumbeiro" no google imagens você vai ver uma caralhada de imagens de negros e de brancos também. É um termo genérico pra qualquer religião pouco ortodoxa vista como danosa por gente desinformada. Se há uma predileção por religiões de origem africana no preconceito religioso é muito mais pelo estereótipo ritualista que elas carregam do que por questão racial ("Tem a ver também com a ideia de que as religiões de matriz africana são primitivas, usam sacrifícios de animais, têm ritos diferenciados").

E eu já vi espírita sendo chamado de macumbeiro.

Você não ta ajudando no seu ponto
 
Você não ta ajudando no seu ponto

Qual você acha que é o meu ponto? Que preconceito religioso não existe? Que preconceito racial não existe? Ou que preconceito religioso e preconceito racial são coisas distintas?

Só pra ficar perfeitamente claro, os dois podem ocorrer juntos. Se você é preconceituoso com uma coisa, é muito provável que você seja com mais de uma.
 

Platy

Member
Qual você acha que é o meu ponto? Que preconceito religioso não existe? Que preconceito racial não existe? Ou que preconceito religioso e preconceito racial são coisas distintas?

Só pra ficar perfeitamente claro, os dois podem ocorrer juntos. Se você é preconceituoso com uma coisa, é muito provável que você seja com mais de uma.

Ah ta pq o seu "isso não é relacionado com raça." indicava exatamente o contrario
 

Sblargh

Banned
Apropriação culttural; colonialismo; racismo; etc. - assuntos importantes

Uma porra duma mina fazendo nada de mal pra ninguém usando uma roupa num trem - CARALHO QUE GENTE CHATA E AUTORITÁRIA DA PORRA VAI SER FISCAL DE ROUPA ALHEIA NO INFERNO

E DEIXA EU ANDAR PELADO NA RUA PORRA CALOR DO CARALHO
 
Ah ta pq o seu "isso não é relacionado com raça." indicava exatamente o contrario

É que eu acho que as duas coisas tem origens distintas. Racismo é essencialmente um ódio por quem é diferente de você. Preconceito religioso é ignorância cultural combinado com acreditar demais em estereótipos mitológicos. Eu duvido muito que aquele frequentador assíduo do RR Soares ou do Valdomiro não pensa que o cara de umbanda invoca satã nas suas seitas independente de sua raça.

É possível e até relativamente provável que os dois preconceitos venham juntos em pacote. Mas eu acho que a origem deles é diferente.
 

Platy

Member
Pq TODO MUNDO que fala sobre isso ignora o fato das pessoas que originalmente foram ofendidas pela moça ?

"só vi gente branca reclamando", "fazendo nada de mal pra ninguém" e coisas do tipo só servem pra falar que as pessoas que originalmente acharam uma bosta não deviam estar ofendidas.

Sabe o que é isso ?

Pessoas policiando que uma minoria não deveria se sentir ofendida por algo que ela se ofendeu.

E volto a dizer: Se a moça tivesse falado "mal ae eu tiro/prometo não usar mais" NADA DISSO teria problema

É possível e até relativamente provável que os dois preconceitos venham juntos em pacote. Mas eu acho que a origem deles é diferente.

90% dos preconceitos com religiões africanas são pelo fato de elas serem africanas.
Ninguem chama scientologia de primitiva por ela ser nova ou catolicismo de primitivo por ele surgido antes da invenção de saneamento basico.
 

Sblargh

Banned
Você se ofende com o que você quiser, os sentimentos são seus, esses debates deveriam ser sobre prática culturais e históricas, não sobre os sensíveis sentimentos de indivíduos neuróticos policiando o que outros indivíduos escolhem usar de roupa.

Repito: indivíduos neuróticos.
Não estenda à todos os negros a falta de amor e necessidade de atenção de uma criatura infeliz na vida.

Se eu fosse transformar em política tudo que me deixa putinho que eu vejo no trem, eu precisaria dobrar minha dose de antidepressivo.
 
90% dos preconceitos com religiões africanas são pelo fato de elas serem africanas.
Ninguem chama scientologia de primitiva por ela ser nova ou catolicismo de primitivo por ele surgido antes da invenção de saneamento basico.

Eu não acho que seja, eu acho que a maior parte do preconceito com religiões de origem africana se dá pelo estereótipo negativo ao redor delas na cultura brasileira. Esse imaginário ao redor delas está impregnado na nossa sociedade.

Catolicismo é a religião dominante do país e cientologia não existe aqui basicamente. A comparação não faz sentido.
 

Sblargh

Banned
E A NOÇÃO DE QUE ELA AINDA TERIA QUE PEDIR DESCULPA
POR USAR UMA ROUPA
POR COLOCAR UMA PORRA DUM PEDAÇO DE PANO NA CABEÇA
PORQUE A COR DE PELE DELA É DIFERENTE DO QUE A AUTORIZADA PELO PEDAÇO DE PANO

A COR DE PELE DELA TERIA QUE FORÇAR ELA A SE DESCULPAR PELO PEDAÇO DE PANO USADO NA CABEÇA

EU QUERO MATAR ALGUÉM
 
E A NOÇÃO DE QUE ELA AINDA TERIA QUE PEDIR DESCULPA
POR USAR UMA ROUPA
POR COLOCAR UMA PORRA DUM PEDAÇO DE PANO NA CABEÇA
PORQUE A COR DE PELE DELA É DIFERENTE DO QUE A AUTORIZADA PELO PEDAÇO DE PANO

A COR DE PELE DELA TERIA QUE FORÇAR ELA A SE DESCULPAR PELO PEDAÇO DE PANO USADO NA CABEÇA

EU QUERO MATAR ALGUÉM

Ridiculo né
 

Platy

Member
O problema é justamente esse.

Esse acontecimento não foi um exemplo padrão para se ter uma discussão sobre isso.

Esse evento foi uma moça ofendendo pessoas e agindo como uma babaca depois de ter sido informada disso.

Como diz no video que eu postei, exemplos melhores seriam random regina duarte recebendo todos os amores por aparecer de turbante e dred por ter tanta coragem, ou empresas que capitalizam a cultura de povos renegados sem dar um pingo de ajuda a esses povos.

Esse evento foi pego pra cristo pq é o evento perfeito pra falar que os negros do caso estão errados pq coitadinha da moça branca com cancer que ta sofrendo RACISMO afinal eles só tão reclamando dela pq ela é branca.

Pronto, como eu falei a gente chegou no racismo reverso e escolher o que ofende ou não minorias.

edit: depois vcs querem falar o que é ofensivo com brasileiros em topicos e ficam putinhos quando os gringo fala que vcs tão se ofendendo por nada.
 

Sblargh

Banned
O princípio de que usar turbante enquanto branco = ofender é objetivamente errado.
E de novo, não é "ah, os negros disseram que se ofenderam"
Não, uma meia duzia de neurótico procurando pelo em ovo decidiu afagar o próprio ego sendo polícia dos bons costumes e, OH MEU DEUS QUE SURPRESA, saiu pela culatra.

Aí os conservadores aproveitam mesmo, né filhota? Movimento negro é a linha de frente contra violência policial e desigualdade social. Qualquer coisa que queime o filme da galera ajuda o fascismo.
Sabe o que queima o filme da galera? A noção estúpida. retrógrada, autoritária, mesquinha, ressentida de que uma cor de pele faz com que sua escolha de acessório seja ofensiva.
Numa porra dum país mameluco como o nosso!
E que a pessoa tem que pedir desculpa.
PEDIR DESCULPA POR USAR UMA ROUPA!

Esse acontecimento fez a vida dos conservadores porque é uma bosta de um acontecimento patético que dá razão à eles na paranoia de que politicamente correto é polícia dos bons costumes. Você está dando razão ao Bolsonaro! Valeu mesmo!
 

Platy

Member
um dos textos q eu citei antes :

ULT1P2z.jpg
 

Sblargh

Banned
É um direito humano básico ter o poder de decisão sobre o vestuário alheio?

Porque essa é a parada. Isso não é black lives matter, não é sobre falta de segurança, emprego ou o que seja na comunidade negra.
São indivíduos sendo idiotas.

Eu não deixo de apoiar as causas do movimento negro, como fim da violência policial, por causa desse tipo de coisa. Não é questão de ser gentil ou não, é questão que se apoiar o movimento negro significa não ser a favor de cotas, mas sim ser a favor de forçar gente pedir desculpas pela roupa que veste, então não é uma questão de gentileza, não é uma questão de método, é uma questão de ideais.

Eu sou contra julgar as pessoas pelo que elas vestem. Se pra ser um "ally", eu preciso julgar as pessoas pelo que elas vestem, então eu não sou um aliado, simples assim.
 

Platy

Member
É um direito humano básico ter o poder de decisão sobre o vestuário alheio?

É um direito basico vc receber as consequências por suas escolhas de vestuário.

Vc não pode sair pelado sem ser preso por atentado ao pudor, você pode ser mandado se retirar se entrar num restaurante sem camisa, você vai receber olhares estranhos de torcedores do palmeiras se tiver com uma camisa do curintia, você vai ser chamado de racista se vc usar blackface e pessoas podem falar "ou, isso é ofensivo, rola tirar?" e vc pode escolher aceitar ou pode mandar a pessoa se foder por achar que ela não tem direito de se ofender.

Roupas tem gigantescas cargas sociais e classicistas ligadas a elas. Você é a mesma pessoa, mas suas chances de conseguir um trampo aumentam se vc for de camisa social do q de berma e camisa do pikachu.
Se vc entende isso pq diabos é tão dificil achar que um adereço de cabeça não pode ter um estigma social que quando ligado a não minorias ele pode ser ofensivo em certas ocasiões ?


edit : por exemplo

Quando eu mandei minha vó tomar na uretra depois de ela falar que o que eu estava vestindo "não era coisa pra homem vestir" eu tava xingando a transfobia dela.
Quando a moça mandou as pessoas negras se fuderem, o que ela tava xingando ? Por que as pessoas negras não deveriam se sentir ofendidas ? O que faz as pessoas negras se sentirem ofendidas algo ERRADO ?
Vcs reclamam das minorias lutarem uma luta errada mas a moça não se preocupar com o que pessoas do lado dela dizem é sentem é o que ?
 

Sblargh

Banned
Porque é escrotidão irracional atrás de escrotidão irracional.
A ideia é desconstruir essas cargas sociais estúpidas e não ficar adicionando mais e mais e mais e mais até você precisar de uma bíblia pra saber o que é aceitável ou deixa de ser.

E a ideia de discutir apropriação cultural é justamente superar essas irracionalidades, ver o que está por trás dessas regras insonsas e estúpidas.
A carga histórica da blackface é extremamente diferente. É algo feito para ridicularizar do começo ao fim. Não é algo que o próprio negro usa, você não vê um monte de negro usando blackface na rua. É um jeito de ter brancos fazendo papel de negros onde eles não são aceitos; é uma história incrivelmente diferente.

E aí a gente começa a se aproximar da questão que você ACHA que está discutindo um tema muito importante do tipo apropriação cultural ou de como culturas são colonizadas, apagadas, comercializadas, etc.
Não está, você está discutindo o direito de mulher ser assediada no trem porque a roupa causa desconforto ou "ofensa".

Não é o sistema sendo atacado, não é a questão sendo questionada, não é um "exemplo ruim". É uma prática ruim, é uma ideia ruim, é a politização do banal e do estúpido, é o meu tempo e o seu tempo sendo perdido não discutindo como que a cultura negra é constantemente roubada, mas sobre se uma mulher tem ou não o direito de chegar em casa sem ser assediada por qualquer lunático que tenha decidido que ela cometeu algo que feriu os sentimentos dele.

E como, Platy da minha vida, você não entende que, nesse caso, você é tua vó?
 

Platy

Member
Lugar onde negros não são aceitos e culturas apagadas ?

Quando vc vai numa revista de beleza vc encontra o que ???
1 mulher negra pra cada ... 50 brancas ?
E essa negra tem nariz fino, cabelo alisado e nenhuma marca etinica.

e ai vc vai ver ... quando turbante aparece nessas revistas ?

jnqrtpi.png

uf0cs1I.jpg

GswaxRx.jpg


É o "ser negro ta na moda" que ignora justamente as pessoas negras pq a industria de beleza segue padrões arianos de beleza e ai as pessoas negras acabam sendo apagadas, não aceitas

Eu sou minha vó pq ? Eu to sendo ....racista com a moça ? =P
 

Sblargh

Banned
E como que isso é justificativa pra atazanar a mina no trem? Essa é a questão.

http://azmina.com.br/2016/04/apropriacao-cultural-e-um-problema-do-sistema-nao-de-individuos/

Porém, isso não significa culpabilizar os indivíduos que estão inseridos dentro dessa lógica. Não julgo certo apontar dedos para pessoas brancas que fazem uso da cultura negra por alguns motivos. Primeiro, muitas dessas pessoas desconhecem a discussão sobre apropriação cultural, segundo, não se pode responsabilizar somente os sujeitos e, por fim, estamos falando de um problema estrutural.

Como que do problema sistêmico do racismo você dá um salto e diz "se eu ver alguém com a pele branca usando um turbante no trem, eu tenho que ir lá falar pra pessoa tirar e ela deve pedir desculpas pra mim?"
Porque, olha aí, a deixa que você está super ansiosa, o finalmente eu posso acusar alguém de racismo reverso.

Se você define que é ofensa a combinação entre COR DE PELE + ROUPA USADA, então, sim, é racismo. Foda-se se reverso ou não.
Não é racismo hierárquico tradicional, mas é um racismo ressentido de quem acha que está se vingando da violência recebida e... não está, só está sendo escroto.
 

Sblargh

Banned
Essas fotos geraram alguma polêmica? Alguém reclamou delas? Gostaria de saber.

Vamos assumir que sim, o que se critica aí não é o fotógrafo, não são as modelos, não é nem a revista, é a prática, é o sistema que exclui o negro, mas mantém os adereços da cultura, que mata o corpo negro, mas ouve a música, etc.

Criticar a prática é necessário, mas vamos assumir que entre apontar esses como exemplos de um fenômeno cultural que, como qualquer fenômeno cultural, pode e deve ser criticado, você vai na casa da atriz chamar ela de vagabunda por ter posado pra foto.

E de novo, não é questão de gentileza, nem de método, é de ideal mesmo.
Ofensivo, pra mim, é definir quem pode usar o que e quando, exigir que alguém peça desculpas pela roupa usada, pela foto tirada, pelo filme, pela arte, pela literatura.

Ora, critique a obra, critique a arte, o sistema, organiza boicote contra a revista, contra a marca de roupa (embora que como estratégia isso tem saído pela culatra também ultitamamente), o que você não faz é ser o cuzão que persegue gente no meio da rua dedo em riste superioridade moral no espírito gritando PECADOR TU ESTÁS ERRADO PECADOR TUA COR DE PELE É ERRADA PARA A VESTIMENTA TUA COR DE PELE É ERRADA!"
 

Platy

Member
A primeira sim, pra CARALHO, as outras eu não faço ideia pq foram os resultados de turbante moda no google =P

Se quiser googlear, Arezzo apropriação cultural deve aparecer bastante coisa

E como que isso é justificativa pra atazanar a mina no trem? Essa é a questão.

http://azmina.com.br/2016/04/apropriacao-cultural-e-um-problema-do-sistema-nao-de-individuos/

Como que do problema sistêmico do racismo você dá um salto e diz "se eu ver alguém com a pele branca usando um turbante no trem, eu tenho que ir lá falar pra pessoa tirar e ela deve pedir desculpas pra mim?"
Porque, olha aí, a deixa que você está super ansiosa, o finalmente eu posso acusar alguém de racismo reverso.

Se você define que é ofensa a combinação entre COR DE PELE + ROUPA USADA, então, sim, é racismo. Foda-se se reverso ou não.
Não é racismo hierárquico tradicional, mas é um racismo ressentido de quem acha que está se vingando da violência recebida e... não está, só está sendo escroto.

Do texto q vc linkou :

Não julgo certo apontar dedos para pessoas brancas que fazem uso da cultura negra por alguns motivos. Primeiro, muitas dessas pessoas desconhecem a discussão sobre apropriação cultural, segundo, não se pode responsabilizar somente os sujeitos e, por fim, estamos falando de um problema estrutural.

Primeiro, por isso q eu falo que o problema foi a moça ter mandado se foder depois de passar a conhecer o problema.
Segundo : não se pode responsabilizar SOMENTE os sujeitos, o q quer dizer q os sujeitos TAMBEM tem q ser resposabilizados.
E por fim : se eu vejo problemas decorrentes de machismo, bifobia ou transfobia estrutural (que são os que me atingem mais diretamente) eu meto a boca sim. É conscientizando os individuos que se muda a sociedade.

É tipo gaf->internet->gaf só que é individuo->sociedade->individuo
 
Se vc entende isso pq diabos é tão dificil achar que um adereço de cabeça não pode ter um estigma social que quando ligado a não minorias ele pode ser ofensivo em certas ocasiões ?

Porque se a gente não estabelecer limites do que é ou não aceitável nisso nós somos idiotas. Alguém se ofender com algo não significa que esse algo valia a ofensa. O seu exemplo da marca de moda pra variar não se aplica, nesse caso você tem ausência de representação, o que é um problema sério e completamente não relacionado com o ocorrido. Simplesmente não tem relação com uma menina doente usando um adereço.

Se a nossa sociedade tolera que um grupo de idiotas encham o saco de uma menina doente em nome de uma minoria que supostamente teria se sentido ofendida com algo simbólico cuja origem nem sequer é da cultura dessa minoria... Bom, eu não tenho nem palavras. E o pior é que é gente assim que causa a onda de conservadorismo da qual o mundo não vai sair tão cedo, espero que esse tipo de idiotice tenha valido a pena.

E por fim : se eu vejo problemas decorrentes de machismo, bifobia ou transfobia estrutural (que são os que me atingem mais diretamente) eu meto a boca sim. É conscientizando os individuos que se muda a sociedade.

Pergunta muito séria: você acha que ALGUÉM vai se conscientizar de ALGO na história do turbante?
 

Sblargh

Banned
Espero muito que sim pq varios textos e videos maravilhosos foram escritos e compartilhados por causa disso.

Exato, irmã!
Texto! Conscientizar! Explicar direito!
Não precisa nem ser carinhoso ou bem educado!

Mas você sabe o que não é um texto?

PEDIR PRA ALGUÉM TIRAR A ROUPA PORQUE NÃO COMBINA COM A COR DA PELE

Problemas com transfobia seria tipo falar pra uma drag queen cis trocar de roupa porque ela te ofende como mulher trans?
Eu quero algum exemplo parecido com "eu tava no trem e vi um homem de saia e falei pra ele trocar imediatamente de roupa porque saia é coisa de mulher e se ele quer usar saia tem que transicionar"
 

Platy

Member
Mas se reclamar de pessoa branca bota a discussão na midia então vamo reclamar de pessoa branca ué =D

É sempre assim ... se discute mais machismo quando afeta o homem, se discute transfobia quando querem impedir de usar o banheiro pq coitada das pessoas cis, se discute mais homofobia quando homofobicos espancam o pai e o filho depois de se abraçarem.

É a discussão de representação dos games levada a vida real : só se discute quando acontece com o que a midia gosta de cuidar
 

Sblargh

Banned
Não sabia que a discussão era que tudo bem ser idiota cuzão porque gera marketing e o bem maior agradece.

Quando tem ataque terrorista por exemplo, rapaz, que bem isso faz pelos muçulmanos, todos aqueles textos a respeito da cultura deles.
 
Espero muito que sim pq varios textos e videos maravilhosos foram escritos e compartilhados por causa disso.

lol claro que não. Esses textos e vídeos são maravilhosos porque muito provavelmente eles se adéquam ao que você já pensava anteriormente. Não vai haver um crescimento filosófico nessa histórica, só um crescimento na tensão que já existia na nossa sociedade. E eu não digo tensão racial, digo tensão de pensamento conservador contra o que a esquerda se tornou. Ou seja, ninguém ganha.
 

Sblargh

Banned
Minha timeline, muito de esquerda, "apropriação cultural" virou palavrão e o idiota aqui tem que ficar explicando que apropriação cultural não significa proibir você de usar uma roupa.

Medo de saber como está na selva lá fora.

Mas a bosta que tá me dando essa raiva toda não é gente que tá usando o caso pra desonestamente dizer "apropriação cultural significa que você é proibido de usar turbante caso sua pele seja branca", mas sim gente que supostamente defende a parada (porque pra mim vocês são todos agentes inimigos infiltrados) dizendo "não, significa sim que ter a pele branca é proibição para usar turbante e eu defendo que é corretíssimo uma pessoa de pele branca sentir vergonha de usar turbante"

CARALHO
nem tenho o que dizer
Sorte que a língua portuguesa é rica e eu posso falar
CARALHO
 
Mas a bosta que tá me dando essa raiva toda não é gente que tá usando o caso pra desonestamente dizer "apropriação cultural significa que você é proibido de usar turbante caso sua pele seja branca", mas sim gente que supostamente defende a parada (porque pra mim vocês são todos agentes inimigos infiltrados) dizendo "não, significa sim que ter a pele branca é proibição para usar turbante e eu defendo que é corretíssimo uma pessoa de pele branca sentir vergonha de usar turbante"

Exatamente, esse é a linha do tempo no qual nós vivemos. Ao invés de lutar contra desigualdade social, pobreza ou qualquer problema de fato sério, aqui estamos nós dizendo pra uma menina doente que ela não pode usar um acessório que ela quer porque alguém em algum lugar vai se ofender. E você sabe né, se o seu amiguinho ficar ofendido com o bubu que você falou dele, é bom você pedir muitas desculpas se não você é Hitler.
 

Platy

Member
Eu tenho uma duvida ... em qual nivel deixa de ser fofinho falar que ela é doente pra justificar algo ofensivo que ela tenha feito ?

Ser grossa com pessoas que falaram q se sentiram ofendidas é ok
E segurar a bolsa mais forte quando vê uma pessoa negra ?
Ser contra cotas pq todo mundo tem as mesmas chances ?
Elogio racista ?
Comentario "só podia ser preto" ?
Xingar de macaco na rua ?
Agressão fisica ?
White genocide ?
 
Eu tenho uma duvida ... em qual nivel deixa de ser fofinho falar que ela é doente pra justificar algo ofensivo que ela tenha feito ?

"Fofinho"? Bom, vindo da pessoa que comparou câncer com Team Fortress 2 eu não me surpreendo. Mas eu vou morder a isca: ela não fez nada de ofensivo, simples assim. Ofensivo é ela ter virado o centro de uma confusão dessas porque tem gente que se ofende com qualquer merda.

Deixa eu te fazer outra pergunta então. Vamos supor que a atitude das mulheres que chamaram a atenção da menina ofendeu a todos os sobreviventes de câncer do Brasil. Todos estão ofendidos com o que elas fizeram. Isso significa que elas estão erradas? Ou que isso dá o direito de encher o saco delas? Ou torná-las o epicentro de uma discussão vazia sobre o "simbolismo" de um pano na cabeça que não foi inventado pela cultura em questão?
 

Sblargh

Banned
Pior que não é nem contexto de fantasia de Carnaval (mas teremos essa, se preparem) que a roupa é usada com o propósito de ridicularizar, parodiar ou que seja. É algo que a mina genuinamente achou bonito e achou bacana. Está, portanto, aberta para uma aula de história, pra um "isso aí que você tá usando tem uma história de luta por trás" e aí você tem uma comunicação, uma troca, uma conscientização.

Eu sinceramente achei a história fanfic quando li porque ninguém vai realmente defender que ao invés de promover uma conscientização sobre práticas culturais que alguém vai dizer "isso é meu pertence a mim você não pode". Mas se tem gente defendendo que é correto ter essa visão tosca e grosseira do assunto, então suponho que a história é plausível.
 

Platy

Member
Deixa eu te fazer outra pergunta então. Vamos supor que a atitude das mulheres que chamaram a atenção da menina ofendeu a todos os sobreviventes de câncer do Brasil. Todos estão ofendidos com o que elas fizeram. Isso significa que elas estão erradas? Ou que isso dá o direito de encher o saco delas? Ou torná-las o epicentro de uma discussão vazia sobre o "simbolismo" de um pano na cabeça que não foi inventado pela cultura em questão?

Não tem absolutamente nada a ver uma coisa com a outra.
Pessoas negras tb tem cancer e ninguem deveria falar nada se elas usarem turbante.

Se as pessoas com cancer se sentirem ofendidas elas tem que falar e se for algo que tenha a ver com ter cancer (dica : ter cancer não tem NADA relacionado a usar turbante) pq não ?
E não, lenço na cabeça não é a mesma coisa que turbante.
 
Top Bottom