• Hey, guest user. Hope you're enjoying NeoGAF! Have you considered registering for an account? Come join us and add your take to the daily discourse.

BrazilGAF |OT| of Samba, Carnaval... and letting GAF have a sample of it all!

Apzu

Member
http://www1.folha.uol.com.br/cotidi...ifica-cor-da-pele-de-cotistas-aprovados.shtml

Eu apoio cotas, mas parece inevitável que algo assim aconteceria. Que situação triste e esquisita.
Lembrei na hora da polêmica da UnB que é mencionada no último parágrafo da matéria.

Eu apoio cotas, mas o método como implementaram foi errado. Primeiro tinha que ter tido uma discussão sobre regras, quem seria considerado negro, pardo ou nenhum deles, como isso seria comprovado, entre outras coisas exatamente para evitar o que está acontecendo. Tinham que ter discutido se a gente ia usar critério genético, estilo o "one drop" dos EUA que é uma herança da segregação gigantesca do país, se iríamos usar fenótipo, mas aí teria que definir quais colorações seriam branco, pardo e negro, ou ainda se seria por critério cultural, o que também apresenta várias complicações. No fim, cotas é um assunto complicado que demanda muito mais discussões do que acabou tendo, até porque uma grande parte dos políticos nem queria que elas existissem.

Cotas deveriam ser só por renda.
É uma possibilidade de cota usar a renda, mas aí ela tem um objetivo diferente. Cota por renda é para tentar remediar o problema de desigualdade econômica e social. A cota racial é uma tentativa de remediar um problema histórico atrelado ao racismo.
 

W. L. Saga

Neo Member
Eu não voto no "menos pior", ou aparece alguém decente e convincente ou eu simplesmente não voto. Vou lá pagar a multa rindo. Não que essa merda toda já não esteja acertadinha muito antes de acontecer, então não faz diferença.

In an unrelated note, alguém quer fazer um bolão do quanto vai custar por aqui o SNES Classic Mini nas mãos dos nossos excelentíssimos vendedores BR? Aposto na bagatela de R$ 1,5k, NO MÍNIMO.

Vou ficar só babando nas fotos da OT mesmo… Não que isso não seja rotina.
 

NSESN

Member
É uma possibilidade de cota usar a renda, mas aí ela tem um objetivo diferente. Cota por renda é para tentar remediar o problema de desigualdade econômica e social. A cota racial é uma tentativa de remediar um problema histórico atrelado ao racismo.

A maioria dos negros são pobres no Brasil. Cota por renda já ajudaria.
O meu problema com cota por raça é que só quem tem direito de se identificar numa raça é a pessoa em si, mas por sua vez isso leva a fraudes. Bom se é para ter cota por raça o jeito que tá é o melhor. Prefiro gente fraudando sistema do que um monte de gente que eu não conheço decidindo que raça eu pertenço.
 
É uma possibilidade de cota usar a renda, mas aí ela tem um objetivo diferente. Cota por renda é para tentar remediar o problema de desigualdade econômica e social. A cota racial é uma tentativa de remediar um problema histórico atrelado ao racismo.

A melhor forma de remediar o problema histórico de racismo é acabar com a desigualdade social que veio em decorrência dele. Cota por renda não seria uma ideia ruim mesmo e acabaria com o discurso de gente que acha que cota racial é "racismo reverso". Pode parecer bobagem essa segunda parte, mas enfraquecer esse tipo de discurso é importante porque o que a gente vai fazer com essa gente que pensa assim, colocar numa banheira e soltar no meio do oceano?
 

Apzu

Member
promoção de inverno da nuuvem começa agora as 15h
Arkham Knight por 11 temers está um preço muito bom, mesmo que bugue acho difícil achar preço melhor. Pena que não venha o season pass.

A maioria dos negros são pobres no Brasil. Cota por renda já ajudaria.
O meu problema com cota por raça é que só quem tem direito de se identificar numa raça é a pessoa em si, mas por sua vez isso leva a fraudes. Bom se é para ter cota por raça o jeito que tá é o melhor. Prefiro gente fraudando sistema do que um monte de gente que eu não conheço decidindo que raça eu pertenço.

A melhor forma de remediar o problema histórico de racismo é acabar com a desigualdade social que veio em decorrência dele. Cota por renda não seria uma ideia ruim mesmo e acabaria com o discurso de gente que acha que cota racial é "racismo reverso". Pode parecer bobagem essa segunda parte, mas enfraquecer esse tipo de discurso é importante porque o que a gente vai fazer com essa gente que pensa assim, colocar numa banheira e soltar no meio do oceano?
Mais ou menos. O problema de fazer um sistema de cotas baseado apenas em renda é que você ainda mantém o problema do racismo, porque os pobres não-negros vão continuar tendo vantagem sobre os pobres negros, mesmo sendo minoria nesse grupo. Também tem que ser feito um programa para ajudar as pessoas de baixa renda, mas um programa não resolve totalmente os problemas do outro.

Sobre a questão das pessoas que consideram isso "racismo reverso", bom, eu acho que é mais por conta da péssima divulgação de dados aqui no Brasil. Quando você vê os dados de educação fica claro que existe uma divisão racial, os negros tem uma taxa de analfabetismo que é o dobro da taxa de brancos, a taxa de conclusão de ensino médio também é bem maior para brancos do que negros. Isso não é só algo relacionado com renda, embora isso também influencie, mas há outros problemas que acabam dificultando que eles consigam prosseguir nos seus estudos. Negros tem uma média salarial menor, então fica mais difícil, por exemplo, de balancear estudos e emprego quando seu emprego não paga suficiente. Aumentar o numero de negros em universidades públicas então ajuda a resolver esse problema parcialmente ao reduzir os gastos deles com estudos. Ao mesmo tempo aumentar o numero de negros em empregos públicos garante uma maior estabilidade de salário para suas famílias, além dos salários maiores (na verdade iguais aos de brancos), o que vai acabar contribuindo para que os filhos deles já comecem em condições melhores do que eles tiveram.
 
Quando você vê os dados de educação fica claro que existe uma divisão racial, os negros tem uma taxa de analfabetismo que é o dobro da taxa de brancos, a taxa de conclusão de ensino médio também é bem maior para brancos do que negros. Isso não é só algo relacionado com renda, embora isso também influencie, mas há outros problemas que acabam dificultando que eles consigam prosseguir nos seus estudos.

Lógico que isso é algo basicamente inteiramente relacionado com renda. A proporção de pobres que são negros no Brasil é alarmante, então essa inadimplência nos estudos se explica muito por isso. Uma criança/adolescente que precisa de alguma forma gerar dinheiro para sua família tem uma chance enorme de abandonar os estudos por não ver nos estudos então algo que seja produtivo para ele/ela, afinal, ela ganha um dinheirinho trabalhando fora disso, por que continuar na escola que não lhe oferece nenhuma perspectiva imediata? O que leva um negro a abandonar seus estudos está intrinsecamente relacionado as suas eventuais dificuldades financeiras, se não for isso, qual seria o outro motivo?

Eu não sou contra cota racial, pelo contrário, eu acho uma forma válida de contornar uma desigualdade instaurada historicamente. Mas eu sou a favor também de cotas de acordo com distribuição de renda. As duas tem o mesmo propósito, então se tiver que ser uma ou outra, talvez a cota por renda seja mais efetiva.
 

Platy

Member
O que leva um negro a abandonar seus estudos está intrinsecamente relacionado as suas eventuais dificuldades financeiras, se não for isso, qual seria o outro motivo?

Bullying racista de todo lado, até do professor.

Conheço varias pessoas LGBTs que largaram a escola cedo por causa de discurso de ódio.... não é só baixa renda.
 
Bullying racista de todo lado, até do professor.

Conheço varias pessoas LGBTs que largaram a escola cedo por causa de discurso de ódio.... não é só baixa renda.

Mas isso não se combate com cotas e sim com uma lei mais rígida contra esse tipo de comportamento.
 

Apzu

Member
Lógico que isso é algo basicamente inteiramente relacionado com renda. A proporção de pobres que são negros no Brasil é alarmante, então essa inadimplência nos estudos se explica muito por isso. Uma criança/adolescente que precisa de alguma forma gerar dinheiro para sua família tem uma chance enorme de abandonar os estudos por não ver nos estudos então algo que seja produtivo para ele/ela, afinal, ela ganha um dinheirinho trabalhando fora disso, por que continuar na escola que não lhe oferece nenhuma perspectiva imediata? O que leva um negro a abandonar seus estudos está intrinsecamente relacionado as suas eventuais dificuldades financeiras, se não for isso, qual seria o outro motivo?

Eu não sou contra cota racial, pelo contrário, eu acho uma forma válida de contornar uma desigualdade instaurada historicamente. Mas eu sou a favor também de cotas de acordo com distribuição de renda. As duas tem o mesmo propósito, então se tiver que ser uma ou outra, talvez a cota por renda seja mais efetiva.
Não encontrei estudos específicos para explicar os motivos que podem levar jovens negros a largar os estudos, mas de modo geral segundo a FGV esses aqui são os motivos de evasão dos alunos no Brasil:
dZjZ3RG.png


Ou seja, de forma geral o aspecto econômico importa menos do que a gente normalmente poderia esperar. O desinteresse pelo modelo atual de educação leva muito mais alunos a saírem do que a necessidade de arrumar emprego. Vale ressaltar que esse estudo acho que é de 2009 com dados de 2006, então com a crise econômica pode ter mudado a situação, mas não há nenhum estudo para mostrar se ouve ou não grande alteração.
 
Falta interesse é uma estatística meio genérica que pode comportar o que eu falei: o adolescente não vê no estudo um retorno imediato e então se desinteressa pela educação. "Outros motivos" também podem ter relação com renda baixa.
 

Platy

Member
Falta de interesse inclui a parte do racismo direto na escola que eu falei e o fato de ver que todos as pessoas que nem ele tem poucas chances de vida. ajuda nisso

Mas isso não se combate com cotas e sim com uma lei mais rígida contra esse tipo de comportamento.

Nada se combate com cotas.

Cotas é tapa buraco desculpa foi mal. É paliativo enquanto não se tem mais igualdade social.
 

Apzu

Member
Falta interesse é uma estatística meio genérica que pode comportar o que eu falei: o adolescente não vê no estudo um retorno imediato e então se desinteressa pela educação. "Outros motivos" também podem ter relação com renda baixa.
Bom no estudo eles mencionam, algo parecido com o que você mencionou, mas não só isso:

A insuficiência de demanda educacional está menos diretamente associada à necessidade de geração de renda no curto prazo e mais a uma falta de visão de retorno a longo prazo . Esta motivação de falta de interesse intrínseco (40,3%) está dividida em: Não quis freqüentar (83,4%); Concluiu a série ou o curso desejado (13,7%) / Pais ou responsáveis não quiseram que freqüentasse (2,9%); Assim como no caso do motivo geração de renda, a influência direta dos pais sobre a evasão parece pequena aqui. O adolescente está acima de tudo fora da escola porque ele não quer a escola que aí está.

Eles não explicam todos os motivos que acabam entrando no "outros motivos", mas um deles é gravidez na adolescência, que tem incidência maior em baixa renda, mas não só.

Falta de interesse inclui a parte do racismo direto na escola que eu falei e o fato de ver que todos as pessoas que nem ele tem poucas chances de vida. ajuda nisso



Nada se combate com cotas.

Cotas é tapa buraco desculpa foi mal. É paliativo enquanto não se tem mais igualdade social.
^Isso aqui basicamente, tanto que elas são temporárias.

Cotas existem como modo de tapar o buraco do problema que aflige a atual geração, mas a solução da maior parte dos problemas envolve outras mudanças que provavelmente só seriam sentidas muito depois. Pena que nem isso a gente está fazendo.
 

NSESN

Member
Cota não resolve racismo, é no máximo premio de consolação por seculos de opressão.
Ainda acho que tem que acabar, mas se é para continuar que seja por auto-declaração.
 
Nada se combate com cotas.

Cotas é tapa buraco desculpa foi mal. É paliativo enquanto não se tem mais igualdade social.

Eu concordo!

Cotas existem como modo de tapar o buraco do problema que aflige a atual geração, mas a solução da maior parte dos problemas envolve outras mudanças que provavelmente só seriam sentidas muito depois. Pena que nem isso a gente está fazendo.

Eu concordo com isso também! Eu só acho que cota por questão racial ao invés de questão financeira tem algumas conotações meio contraproducentes. As duas servem para um mesmo propósito e francamente eu não me oporia às duas existindo ao mesmo tempo. Se eu tivesse que escolher uma, eu acho que cota por renda seria um pouco mais efetiva em termos gerais.
 

Sblargh

Banned
Eu gostaria de um estudo sobre a função social da esperança. Eu sei que parece brega, mas pensando do ponto de vista do indivíduo, um negro que sente que pode ter emprego no futuro graças às cotas pode se esforçar mais graças à esperança que isso causa.
Algo como crise econômica em geral faz as pessoas gastarem menos com medo de perder o emprego e isso agrava a crise.

Se o negro acha que a sociedade está se lixando pra ele e que vai fechar portas, essa sensação, digamos falsa por motivos de argumento, rouba dele uma vida normal, produtiva, feliz e pans.

Cotas ajuda nisso: diz pra um monte de gente motivada a desistir dos estudos que há um espaço pra eles lá se eles continuarem se esforçando. Nessas que é algo que eu acabo apoiando.

Dito isso; ficar numa sala pra ser examinado se sua cor de pele é a correta é algo que aciona tantos alarmes que me desanima completamente.
 

Apzu

Member
Cota não resolve racismo, é no máximo premio de consolação por seculos de opressão.
Ainda acho que tem que acabar, mas se é para continuar que seja por auto-declaração.
Cota não resolve o racismo em indivíduos específicos, ela não faz as pessoas racistas do nada mudarem suas atitudes, mas com as cotas você aumenta o número de negros em posições que antes eram predominantemente de brancos e isso diminui o estranhamento de se ver negros em posições que a sociedade não associa com eles atualmente. A ideia é que com o as pessoas se acostumando a ver negros em qualquer profissão e não só as de menor renda o racismo vá diminuindo no imaginário da população. É mais ou menos igual o caso de grupos que incentivam meninas a entrarem nas áreas de ciência, esses grupos fazem isso para que a sociedade perceba que ciência não é algo só de homens, que qualquer pessoa pode fazer parte dessa área sem precisar ter algum gene específico.

Eu concordo!

Eu concordo com isso também! Eu só acho que cota por questão racial ao invés de questão financeira tem algumas conotações meio contraproducentes. As duas servem para um mesmo propósito e francamente eu não me oporia às duas existindo ao mesmo tempo. Se eu tivesse que escolher uma, eu acho que cota por renda seria um pouco mais efetiva em termos gerais.
Mas aí que mora a questão, do jeito que as cotas são feitas no Brasil a gente não precisa escolher. Todas as nossas cotas são feitas em cima da administração pública, não são regras que afetem instituições privadas, o governo não impõe que universidades privadas tenham que ter 20% de alunos negros, por exemplo, ele só ajustou o sistema público para que ele pudesse ser usufruído por mais pessoas. O Sistema de cotas atual para universidade dá 50% de vagas para cotas que incluem questão racial, renda e até mesmo se a pessoa estudou na rede pública, sendo o percentual dedicado a questão racial baseado em dados populacionais do IBGE de cada estado. Concurso público agora tem 20% das suas vagas dedicadas a cota racial, porque salvo engano existem atualmente 30% de negros no serviço público sendo que na população geral seriam mais de 50%, então decidiram usar o sistema de cotas para adicionar os 20% que faltavam para chegar nesses 50% (não me pergunte sobre essa matemática doida, também não entendo).
 
Mas aí que mora a questão, do jeito que as cotas são feitas no Brasil a gente não precisa escolher. Todas as nossas cotas são feitas em cima da administração pública, não são regras que afetem instituições privadas, o governo não impõe que universidades privadas tenham que ter 20% de alunos negros, por exemplo, ele só ajustou o sistema público para que ele pudesse ser usufruído por mais pessoas. O Sistema de cotas atual para universidade dá 50% de vagas para cotas que incluem questão racial, renda e até mesmo se a pessoa estudou na rede pública, sendo o percentual dedicado a questão racial baseado em dados populacionais do IBGE de cada estado. Concurso público agora tem 20% das suas vagas dedicadas a cota racial, porque salvo engano existem atualmente 30% de negros no serviço público sendo que na população geral seriam mais de 50%, então decidiram usar o sistema de cotas para adicionar os 20% que faltavam para chegar nesses 50% (não me pergunte sobre essa matemática doida, também não entendo).

Poxa, não sabia mesmo que as cotas funcionavam dessa forma nas universidades, esse é um modelo de sistema que eu acho bastante válido. Pena que rola tanta desinformação sobre o tema.
 

Apzu

Member
A discussão ta boa e talz mas ...

http://i.imgur.com/5I8zreK.jpg[IMG]

[url]https://jovemnerd.com.br/nerdnews/os-trapalhoes-rede-globo-divulga-primeira-imagem-da-versao-com-novos-atores/[/url]


WTF esse remake dos trapalhões na linha do tempo Kelvin ?[/QUOTE]
E a única pessoa aí que lembra alguém dos trapalhões é o cara que ficou no lugar do Zacarias. E o cara na direita obviamente é o Dedé, mas é um dedé muito mais galã do que o verdadeiro já foi algum dia na vida dele. Enfim, pelo jeito a Globo tá tão ruim de programa de comédia que agora estão recorrendo aos remakes. O próximo vai ser remake dos normais? Se for me avisem, quero ver como vão fazer a melhor cena de perseguição de carros em um filme nacional.
 

Apzu

Member
Já que a gente entrou no assunto de comédia, vou aproveitar para reclamar dos programas de comédias que nem acho tão engraçados assim. Começando pelos programas da Fernanda Young, que eu acho que só Os Normais foi legal, os outros programas de TV dela foram um porre. O Jorge Furtado, que também fez parte de Os Normais fez programas mais divertidos e com elenco mais diversificados, embora não ache nenhum programa dele uma comédia muito boa, apenas divertidinhas. Até hoje também não sei como tantas pessoas acham graça do Paulo Gustavo, ainda não vi nada dele que me fizesse rir além de uma piada boba aqui e ali, mesmo assim o filme "Minha Mãe é uma Peça" já teve até continuação.

Um programa de comédia que eu gostava era Adorável Psicose da Natália Klein, mas só até a 3ª temporada, depois acho que ela se perdeu um pouco no roteiro. O CQC no início também era bem bacana, mas aí começou a abrir muito espaço pro Marco Luque e zzzzz

SE EU FOR CONDENADO NÃO VALE A PENA SER HONESTO NESSE PAÍS!
Tá aí uma frase que deveria ser eternizada, para mostrar para todas as gerações futuras a que nível de absurdo nós chegamos. O Lula simplesmente acha que é o maior exemplo de ser humano na história.
 

Apzu

Member
Temer fazendo pronunciamento mencionando o povo brasileiro e eu fico aqui whoareyoutalkingto.gif

O bacana também é que ele fala fala fala e não consegue negar a gravação.
 

Apzu

Member
20k posts. Estamos quase 75% lá!
Tava vendo que são basicamente 400 páginas nas configurações padrão da GAF. A gente ainda tá meio longe. Até lá alguém faz uma declaração ainda melhor que essa do Lula.

Mas o melhor de tudo dessa linda frase lulística é se lembrarmos de uma frase anterior:

Lula lá said:
Eu, de vez em quando, falo que as pessoas achincalham muito a política. Mas a profissão mais honesta é a do político. Sabe por quê? Por que todo ano, por mais ladrão que ele seja, ele tem que ir pra rua encarar o povo e pedir voto. O concursado não. Se forma na universidade, faz um concurso e tá com um emprego garantido para o resto da vida",

Lula cá said:
Eu, sinceramente, se, tiver uma decisão que não seja a minha inocência, sabe? Eu quero dizer para você que não vale a pena ser honesto neste país.

Então o Lula está de certa forma dizendo que não vale a pena ser político e que é melhor virar concursado. E eu fico muito feliz com isso, porque assim ele abre espaço para quem realmente quer fazer algo bom entrar na política.
 

Platy

Member
Mas a profissão mais honesta é a do político. Sabe por quê? Por que todo ano, por mais ladrão que ele seja, ele tem que ir pra rua encarar o povo e pedir voto. O concursado não. Se forma na universidade, faz um concurso e tá com um emprego garantido para o resto da vida",

Isso fica MUITO engraçado com a frase de hj do Temer

"Não sei como Deus me colocou aqui..."

Um grande acordo nacional
Com Deus, com tudo
 

Apzu

Member
Hoje foi o dia da frase louca, e sabe o maior absurdo, a Dilma nem falou nada.

Pior que isso foi concordar com o Renan que disse que o Temer finge que governa e ainda me sai com essa linda frase:

Demorar mais um mês, dois meses, um ano a frente do governo não vai mudar nada. É uma resistência para o nada

Que eu sinceramente espero que também se aplique ao mandato dele como senador.
 

Sblargh

Banned
Acho que muito senador e deputado quer é isso mesmo. Um nada na presidência. Esse meio-que-parlamentarismo que o Brasil se torna com um presidente desacreditado e fraco.
 

Kid Ying

Member
http://www1.folha.uol.com.br/cotidi...ifica-cor-da-pele-de-cotistas-aprovados.shtml

Eu apoio cotas, mas parece inevitável que algo assim aconteceria. Que situação triste e esquisita.
Não sei se já é assunto velho, mas eu achei ótimo isso. Acho as reclamações justas, mas é bom que haja uma comissão pra impedir que mais fraudes rolem. Tem um texto legal da revista fórum sobre esse fenômeno atual da declaração.

http://www.revistaforum.com.br/osentendidos/2015/11/23/sobre-brancos-mesticos-e-afroconvenientes/

Que acho justissimo. O que tem de pessoa branquela se dizendo negra porque tem um ancestral negro da época do Cabral não tá no gibi. Já vi muitos usando a argumentação de que nos EUA é assim e etc... Mas aqui estamos no Brasil. Segregação e discriminação nunca aconteceram por causa de genética, mas por causa da cor mesmo. O cara que é branco, mas filho de negro não vai receber a discriminação que um negro vai receber, não importa o quanto ele convença disso. É fogo. Eu que tenho cor de terracota já sofri por causa disso, mas não posso nem imaginar o que alguém negro de verdade sofreu. Me dói ver gente ainda menos negro que eu querendo botar banca de sofrido e etc. Tomar banho.
 

Sblargh

Banned
É, eu já vi pesquisas dizendo que embora o Brasil não possa se dividir da forma binária dos EUA, há uma correlação que quanto mais escura a pessoa, mais pobreza, falta de escolaridade, possibilidade de ser preso, etc etc.

O problema é a arbitrariedade. Uma pessoa designada a julgar se os outros são escuros o bastante num país cheio de mulato.
-
Gente, como eu estou desanimado com videogame. Tanta promoção boa, eu tenho um dinheirinho até pra comprar umas 2 ou 3 coisas, mas nada anima. Nada parece valer a pena o tempo.

E eu estou fresco também, tipo, decidi que não gosto de Warhammer. Sei lá. Não gosto do ambiente. Acho muito forçado. Então bau bau todos os 4 zilhões de jogos variados que se passam nesse universo.
 

Apzu

Member
Txαi;242036655 said:
Dava até pra notar quais partes do programa foram escritas por ela. Piadas de duplo sentido como "peguei no meu controle".
Verdade, nunca tinha parado para reparar nisso, mas provavelmente era ela que escrevia essas partes mesmo.

Não sei se já é assunto velho, mas eu achei ótimo isso. Acho as reclamações justas, mas é bom que haja uma comissão pra impedir que mais fraudes rolem. Tem um texto legal da revista fórum sobre esse fenômeno atual da declaração.

http://www.revistaforum.com.br/osentendidos/2015/11/23/sobre-brancos-mesticos-e-afroconvenientes/

Que acho justissimo. O que tem de pessoa branquela se dizendo negra porque tem um ancestral negro da época do Cabral não tá no gibi. Já vi muitos usando a argumentação de que nos EUA é assim e etc... Mas aqui estamos no Brasil. Segregação e discriminação nunca aconteceram por causa de genética, mas por causa da cor mesmo. O cara que é branco, mas filho de negro não vai receber a discriminação que um negro vai receber, não importa o quanto ele convença disso. É fogo. Eu que tenho cor de terracota já sofri por causa disso, mas não posso nem imaginar o que alguém negro de verdade sofreu. Me dói ver gente ainda menos negro que eu querendo botar banca de sofrido e etc. Tomar banho.
Eu concordo com essa reclamação de pessoas que tentam usar a regra do "one drop" no Brasil quando o antepassado é lá de trás não deveriam ter direito a cota. A regra do "one drop of blood" americano surgiu na época da abolição deles, quando essa regra era usada para segregar a população e proibir o casamento entre pessoas brancas e negras e depois foi recuperada para reparar os problemas históricos do racismo, não faz muito sentido usar essa regra aqui no Brasil em que a miscigenação foi até política de estado (por motivos meio nazistas, mas enfim).

Também concordo que tenha que ter um meio de evitar fraudes, mas não sei se a comissão é o melhor meio para isso exatamente por conta de casos como o dos gêmeos da UnB, em que um gêmeo foi aceito como cotista e o outro não, mesmo sendo idênticos pelo que me lembro. Também entra aí a questão de um irmão ser um pouco mais claro que o outro, como mencionado em uma outra matéria ali pra cima de um cara que estava falando dos netos, realmente o mais claro vai sofrer menos preconceito durante a vida, mas é justo não deixar ele ser cotista? Porque a cota também tenta reparar a situação que levou a família dele ao ponto onde ela está hoje, então embora ele não sofra tanto racismo no dia a dia, ele conviveu nas mesmas situações que o irmão dele, passou por dificuldades parecidas, provavelmente estudou nas mesmas escolas entre outras coisas. Não que eu esteja querendo diminuir a importância do racismo direto na vida da pessoa, mas políticas públicas tem que considerar vários fatores menores mesmo que eles sejam menos importantes que um outro. Eu de certa forma ainda acho que deveríamos avaliar pelo critério da autodeclaração, mas acho que como forma de diminuir as fraudes a pessoa também precise apresentar a autodeclaração dos pais, por exemplo.
 

Platy

Member
Sobre o pronunciamento de ontem, uma imagem que resume bem a situação do pais

3S1ULJB.png


Devia ter mais regras sobre essa comissão. Ou coloca um "you must be this black to ride" nas regras antes ou coloca algo "pq" na autodeclaração. Tipo "pele" ou "meu pai é negro" ou "meu cabelo é crespo" sei la pra ter algo simples de verificar pra não ficar no achismo.
 

Kid Ying

Member
Eu concordo com essa reclamação de pessoas que tentam usar a regra do "one drop" no Brasil quando o antepassado é lá de trás não deveriam ter direito a cota. A regra do "one drop of blood" americano surgiu na época da abolição deles, quando essa regra era usada para segregar a população e proibir o casamento entre pessoas brancas e negras e depois foi recuperada para reparar os problemas históricos do racismo, não faz muito sentido usar essa regra aqui no Brasil em que a miscigenação foi até política de estado (por motivos meio nazistas, mas enfim).

Também concordo que tenha que ter um meio de evitar fraudes, mas não sei se a comissão é o melhor meio para isso exatamente por conta de casos como o dos gêmeos da UnB, em que um gêmeo foi aceito como cotista e o outro não, mesmo sendo idênticos pelo que me lembro. Também entra aí a questão de um irmão ser um pouco mais claro que o outro, como mencionado em uma outra matéria ali pra cima de um cara que estava falando dos netos, realmente o mais claro vai sofrer menos preconceito durante a vida, mas é justo não deixar ele ser cotista? Porque a cota também tenta reparar a situação que levou a família dele ao ponto onde ela está hoje, então embora ele não sofra tanto racismo no dia a dia, ele conviveu nas mesmas situações que o irmão dele, passou por dificuldades parecidas, provavelmente estudou nas mesmas escolas entre outras coisas. Não que eu esteja querendo diminuir a importância do racismo direto na vida da pessoa, mas políticas públicas tem que considerar vários fatores menores mesmo que eles sejam menos importantes que um outro. Eu de certa forma ainda acho que deveríamos avaliar pelo critério da autodeclaração, mas acho que como forma de diminuir as fraudes a pessoa também precise apresentar a autodeclaração dos pais, por exemplo.
Sobre o primeiro parágrafo, isso é só um sintoma de algo bem geral: brasileiro no geral é um povo paga pau do caralho. Especialmente dos EUA. Não é questão aonde cultura. A gente tenta importar ideias, conceitos e até problemas dos caras para adequar aos nossos, mesmo que não faca sentido.

Por isso eu sempre achei os movimentos sociais no Brasil extremamente fracos. A galera aqui regurgita muito mais idéias de fora do que produz suas próprias. Em tempos de internet isso só aumentou devido a facilidade de se obter informação e a preguiça de ler pra ver se o exemplo vale ou não.

Nem precisa ir longe pra ver exemplos disso. E se você crítica, eles te rebatem com mais idéias chupinhadas de outras culturas. Nunca é algo feito pra nossa realidade. Dá até raiva.

Quanto ao segundo, eu concordo e esse exemplo dos irmãos é bem touché, mas considero algo melhor do que somente a auto declaração. Mesmo de familiares eu acho temeroso porque acho muito mais fácil eles mentirem pra benefício de um filho que o oposto.

Devia ter algum parâmetro analítico pra isso é fim. Analisa lá esse é se estiver dentro dos padrões tá bom. Sei lá como poderia ser feito também.
 

Apzu

Member
Sobre o pronunciamento de ontem, uma imagem que resume bem a situação do pais

3S1ULJB.png


Devia ter mais regras sobre essa comissão. Ou coloca um "you must be this black to ride" nas regras antes ou coloca algo "pq" na autodeclaração. Tipo "pele" ou "meu pai é negro" ou "meu cabelo é crespo" sei la pra ter algo simples de verificar pra não ficar no achismo.
Baixo clero foi em peso prestigiar o Temer, mas ele não conseguiu apoio dos líderes dos partidos. A base dele começa a mostrar sinais de que não é tão fiel.

Não sei dizer qual a melhor forma para regulamentar a comissão, por mim ela nem existiria, mas a ideia de um "you must be this black to ride" é algo bem complicado. Isso seria altamente subjetivo, o único jeito de não ser seria se a gente tirasse foto de todas as pessoas e estabelecesse critérios RGB para dizer em qual nível de coloração uma pessoa é ou não negra. De qualquer jeito, o maior problema é que a gente estaria oficializando uma coisa bizarra, em que o estado teria poderes para decidir se alguém é ou não negra. Isso seria ir na contramão do que a gente espera do progressismo do governo, em que cada vez se cobra mais que o governo respeite a autodeclaração da pessoa.
 

NSESN

Member
Sobre o pronunciamento de ontem, uma imagem que resume bem a situação do pais

3S1ULJB.png


Devia ter mais regras sobre essa comissão. Ou coloca um "you must be this black to ride" nas regras antes ou coloca algo "pq" na autodeclaração. Tipo "pele" ou "meu pai é negro" ou "meu cabelo é crespo" sei la pra ter algo simples de verificar pra não ficar no achismo.
Prefiro um porque. Não quero gente me comparando com paleta de cores.
 

Apzu

Member
Voltando para o assunto de jogos, estou achando que o nuuvem conseguiu uma promoção boa com a Bethesda. Até agora nenhum dos jogos dela está em promoção e na planilha só tá escrito "Winter is Coming". Será que é agora que compro Fallout 4 por R$15?
 

Sblargh

Banned
Voltando para o assunto de jogos, estou achando que o nuuvem conseguiu uma promoção boa com a Bethesda. Até agora nenhum dos jogos dela está em promoção e na planilha só tá escrito "Winter is Coming". Será que é agora que compro Fallout 4 por R$15?

Fallout 4 não vale a bandwith gasta pirateando.
 

Apzu

Member
O Temer é muito burro, como ele deixou esse problema dos passaportes acontecer? É uma oportunidade de ouro para a PF reclamar mais uma vez que o governo está cortando a verba dela só por vingança. Fora que é uma história que obviamente a mídia ia dar uma grande cobertura por ser um documento que as pessoas tem direito de tirar, então é mais ou menos como o governo te impedindo de exercer um direito que você tem garantido pela constituição.
 
Top Bottom